Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Pré-candidato a prefeito

Notícias dos Poderes | 16 de Outubro de 2018 as 17h 57min

O vereador de Sinop Dilmair Callegaro (PSDB), mal encerrou sua campanha para deputado federal e já começou um novo pleito. Na sessão desta segunda-feira (16), Dilmair disse que é pré-candidato a prefeito de Sinop. Qualquer cidadão, filiado a um partido político e sem pendências judiciais pode se alçar a qualquer disputa eleitoral. Então, Dilmair tem todo direito de se anunciar como pré-candidato a prefeito. E como ele quer continuar sendo um homem público, confere à imprensa (e à população em geral) o direito de palpitar.

Dilmair está no seu primeiro mandato como vereador. É herdeiro do sobrenome Callegaro. Seu pai é lembrado na história como o primeiro vereador de Sinop – sendo eleito pelo município de Chapada dos Guimarães. Dilmair também herdou a estrutura política do tucanato local. Foi o mais votado para vereador na eleição passada. Dito isso, cabe frisar que consta em aberto um processo contra ele referente a esse pleito. Dilmair é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de praticar caixa 2 na eleição de 2016.

Quando Nilson Leitão (PSDB), lançou sua candidatura ao Senado, abriu-se uma lacuna para deputado federal no PSDB. Dilmair foi o escolhido para preenche-la. Mesmo com esse empurrão inicial, Dilmair fez 15.657 votos em todo Estado. Destes, 8.629 votos foram em Sinop. Talvez seja uma votação pouco expressiva para ventilar uma candidatura a prefeito de Sinop.

A declaração de Dilmair também pode ser interpretada de outra forma. Dilmair tem sido fiel e, de certa forma, até subordinado ao líder do tucanato local, Nilson Leitão. Se o vereador está se apresentando como candidato a prefeito pelo partido, significa que Leitão não tem pretensão de “andar para trás” e disputar a prefeitura de Sinop. A outra forma de ver a situação é acreditar que Dilmair está tomando a frente para blindar o real candidato a prefeito de ataques prematuros.

Mas tudo isso é só especulação. O fato é que a oposição em Sinop tem como principal partido o PSDB e como tal, é seu papel construir uma candidatura sólida para 2020. Estranho mesmo é ver vereador da situação já se anunciando como candidato a prefeito.