Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Salário dentro do mês

Notícias dos Poderes | 16 de Janeiro de 2020 as 17h 36min

A última vez que os servidores públicos do Estado de Mato Grosso receberam seus salários dentro do mês – antes do dia 31 – foi em novembro de 2016. Pagar antes do último dia útil do mês era uma tradição mantida há pelo menos 12 anos, até chegar a “Era Pedro Taques”. Com o ex-procurador no governo, os servidores passaram a receber no dia 10 do mês seguinte. Tudo para remediar a crise econômica.

Nessa segunda semana de 2020, o atual governador, Mauro Medes, tocou no assunto. Ele disse que em breve o Estado voltará a pagar o salário dos servidores dentro do mês. Mendes não cravou uma data – o que em geral nunca faz, com o argumento de evitar promessas. No entanto, garantiu que seria ainda em 2020.

Ao tratar desse assunto – que não possui censo de urgência para maioria da população de Mato Grosso – Mendes transparece que seu governo enfim está equalizando as contas. Ajustar o caixa do Estado e devolver a saúde financeira para o governo foi o pilar da sua proposta de campanha. Em 2019, seu primeiro ano de governo, Mendes conseguiu fechar com um superávit de R$ 88 milhões.

Além dos servidores, Mendes também disse que pretende pagar os fornecedores dentro do mês. Isso é fundamental para que recuperar a confiança no Estado. Nos últimos meses de Taques, muitas empresas preferiam não vender para o Governo por medo de não receber.

Caso mantenha sua linha argumentativa, Mendes conclui o processo de reestruturação financeira do Estado em 2020 e, como tal, deve dar início um plano de investimento, para reerguer os serviços públicos de competência do Estado.

Arrecadar e pagar as contas em dia é bom, mas o imposto serve para garantir uma vida digna para toda população. E para isso é preciso gastar.