Boa tarde, Terça Feira 18 de Dezembro de 2018

Notícias dos Poderes

Sinop só tem banana

| 13 de Agosto de 2018 as 16h 44min

Essa foi a impressão que ficou durante a Expo Varejo, considerada a maior feira do setor varejista em Mato Grosso, realizada na semana passada, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Indústrias, fornecedores de produtos, equipamentos e tecnologia, das mais distintas áreas, aproveitaram a vitrine para fazer negócios. Nesse “shopping center” do varejo estadual havia uma única empresa de Sinop: a Bianchi Alimentos.

Rafael Bianchi levou sua bala e seus doces de banana por conta própria para a Expovarejo. O empresário locou um estande, montou o espaço e apresentou seu produto. Segundo ele, teve bons resultados em termos de negócio. Frustração mesmo foi ver que era o único de Sinop no evento.

E a crítica não cabe apenas aos empresários de Sinop, que parecem não ver necessidade de expandir seus negócios para outras fronteiras – ou de pelo menos fazer esforço para tal. A observação é dirigida também a prefeitura de Sinop. A Expo Varejo abriu espaço para que cada município se fizesse presente através da sua secretaria de Indústria e Comércio. Era uma forma das gestões municipais fazerem estratégias de fomento, seja atraindo novos negócios para suas cidades ou mesmo, de forma coletiva, apresentar o que cada localidade tem para “vender”.

Até Jaciara, um município com 20 mil habitantes e uma ínfima atividade industrial, esteve presente na feira, ocupando seu espaço institucional. Mostrou o que tinha, que é o trabalho que faz nos esportes radicais. Sinop, que tinha muito mais para mostrar não colocou o rosto na feira. Aliás, a postura da secretaria de Desenvolvimento Econômico, dirigida por Daniel Brolese, declarou que, em Sinop, só tem banana.

Felizmente de algumas delas conseguimos fazer doce. Já de outras, é só o azedume.

COMENTARIOS