Boa noite, Segunda Feira 10 de Dezembro de 2018
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Usando o Sine para bombar no Face

GC Notícias | 10/01/2018 12:08

Nos últimos anos surgiram muitos grupos fechados no Facebook que são de Sinop. Grupos de vendas, de eventos, de encontros, de empregos e até de zoeira, cada um a sua forma, conquistando uma imensa audiência. Mas tem um grupo que utilizou uma estrutura do poder público para “bombar” o seu número de inscritos.

Essa confusão, que mistura de forma ilegal a coisa pública com a privada, aconteceu no Sine-Sinop. Todas as manhãs, as pessoas que procuram emprego se acumulam na fila, do lado de fora, antes mesmo do órgão abrir as portas, para garantir a senha de atendimento. O fato sinistro é que, ao final do atendimento, o funcionário público entregava um papel para cada cidadão dizendo: hoje a noite você pode ver as vagas de emprego que vão estar disponíveis no Sine amanhã, aqui neste site. A recomendação era para que acessasse o tal site afim de ver se alguma vaga lhe interessaria. Do contrário, não precisaria retornar ao Sine no dia seguinte.

O problema é que o tal papelzinho informava o endereço de um grupo fechado no Facebook, de natureza privada, propriedade de um sujeito sem qualquer vínculo com o poder público. A prefeitura possui 3 sites sobre seu domínio, além da possibilidade de utilizar da página oficial do município no mesmo Facebook, para tal serviço. Mas ao invés disso, os funcionários do Sine estavam orientando os cidadãos a conferir as vagas de emprego no tal grupo fechado.

Com essa manobra, o grupo conta com mais de 64 mil pessoas inscritas, audiência suficiente para que seu proprietário parta para venda de publicidades e tenha lucro com essa ferramenta.

O GC Notícias entrou em contato com a assessoria de comunicação, pedindo explicações sobre o fato. Conforme a assessoria, a direção do Sine não tinha conhecimento da prática. O proprietário do grupo havia deixado os papéis com os funcionários, dizendo que “só queria ajudar”. Mas quem acabou ajudando foram os servidores públicos fazendo propaganda de graça para seu negócio.

Conforme a assessoria, a partir de hoje (8), os servidores do Sine orientarão os cidadãos a consultarem os veículos oficiais da prefeitura, que são: https://www.facebook.com/prefeituradesinop/ e o site www.seligasinop.com.br

A corrupção nasce quando se perde a noção dos limites que separam o que é público do que é privado.