Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Violência

Agentes denunciam ameaças de presos membros de facções em MT

No telefone, o membro de uma facção pede a transferência de presos rivais

Polícia | 11 de Janeiro de 2017 as 09h 41min
Fonte: G1 MT

Agentes penitenciários da Cadeia Pública de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, denunciaram à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) ameaças feitas por supostos membros de facções criminosas. Em uma ligação, um homem pede a transferência de presos e diz que irá regiar contra os servidores. A denúncia foi oficializada em dezembro de 2016. Por meio de assessoria, a Sejudh informou que o caso é acompanhado e apurado pelo setor de inteligência e pela corregedoria do órgão.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT), os agentes receberam ligações de membros de uma facção criminosa, solicitando a transferência de detentos de uma facção rival, presos naquela cidade. Na ligação, o detento ameaça os servidores, caso a exigência não seja cumprida.

Em um trecho da ligação, que pode ser ouvida acima, o homem cita o nome de alguns presos e pede a transferência imediatada deles da Cadeia Pública de Barra do Garças.

“Se vocês não tirar (sic) até quarta-feira nós vamos começar a reagir contra os agentes penitenciários e família. Só isso que eu tenho para dizer. Se você não acreditam, paga para ver”, afirma. De acordo com o Sindspen-MT, a ligação foi gravada há duas semanas.

 Ao todo, 60 agentes penitenciários trabalham na unidade que abriga, aproximadamente, 280 detentos. Para o presidente do sindicato, João Batista, o número está acima do recomendado. “Com certeza a superlotação pode ter motivado as ameaças recebidas pelos agentes”, afirmou Batista.


Reforço federal


Depois das dezenas de mortes ocorridas em rebeliões no sistema prisional do Amazonas e de Roraima na última semana, o governo de Mato Grosso pediu à União o envio de equipamentos de choque para as forças de segurança do estado. O pedido não foi feito especificamente para uso do aparato nos presídios, mas que isso poderá ocorrer caso haja necessidade, disse a Secretaria de Segurança Pública estadual (Sesp).

A Sesp informou ao G1  que a intenção é equipar as forças de segurança com itens como capacete, colete e escudos. Os equipamentos deverão ser encaminhados para tropas especializadas, como as da Força Tática, Bope (Batalhão de Operações Especiais) e Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), da Polícia Militar.