Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Após 6 dias, fogo que destruiu 12 mil hectares é extinto em parque de MT

Equipes usaram aeronave e lançaram 110 mil litros de água.

Polícia | 25 de Agosto de 2017 as 14h 20min
Fonte: G1 MT

Imagem mostra o Parque Estadual do Araguaia após o incêndio | (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)

Depois de seis dias em combate, o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir o incêndio que atingia o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, a 496 km de Sinop. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) pelo comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Paulo André Barroso.

O incêndio foi identificado no último dia 18 e destruiu, aproximadamente, 12 mil hectares da área, considerada a maior unidade de conservação de Mato Grosso. O tamanho da área destruída equivale a 5% do total do parque.

Segundo o BEA, as equipes de emergências conseguiram extinguir por completo as chamas que estavam na reserva. As equipes percorreram 2,7 mil quilômetros dentro do parque. Uma aeronave, equipada para combate em incêndios florestais, arremessou 110 mil litros de água. O monitoramento do fogo era feito constantemente pelos bombeiros.

“O incêndio de grandes proporções foi favorecido pela quantidade de biomassa, ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar devido aos mais de 90 dias sem chuva na região. Essas condições tornaram complexa a operação de supressão do fogo, registrou inclusive a propagação por partículas incandescentes em nuvens convectivas de fumaça”, disse o BEA em publicação.

A operação foi feita por integrantes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de bombeiros, ONG Aliança da Terra, Secretaria de Meio Ambiente e da Prefeitura de Novo Santo Antônio.