Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Após receberem salário atrasado, professores da Unemat suspendem greve

Greve foi iniciada após atraso no pagamento do salário de outubro

Polícia | 23 de Novembro de 2017 as 08h 46min
Fonte: G1 MT

Os professores da Universidade de Mato Grosso (Unemat) decidiram suspender, nesta quarta-feira (22), a greve iniciada há 10 dias, após o governo do estado pagar o salário referente ao mês de outubro, que estava atrasado. As aulas serão retomadas já nesta noite. Desde a paralisação das atividades, cerca de 15 mil estudantes estavam sem aulas.

Quando a greve teve início, o governo afirmou que o atraso no pagamento se deu por causa da frustração com a arrecadação. De janeiro até setembro deste ano, o estado arrecadou 9% a menos que o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A decisão de suspender a greve foi tomada durante assembleia da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), que representa os professores dos 13 campi da instituição. A Unemat possui 1,2 mil professores, dos quais a associação representa aproximadamente 800 profissionais.

Além da falta de pagamento, os professores alegaram que a greve também era contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos, que limita os gastos públicos nos estados por 10 anos e o escalonamento dos salários dos servidores públicos. A proposta tramitava na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e foi aprovada hoje pelos parlamentares.