Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Referencia nacional

Bope encerra curso que qualificou policiais para atuar em roubo a bancos

Polícia | 21 de Outubro de 2016 as 09h 30min
Fonte: Dayanni Ida | Sesp-MT

| Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Houve um tempo em que o alto índice de roubos a agências bancárias fazia de Mato Grosso um exemplo nacional negativo.

O avanço da modalidade criminosa “Novo Cangaço”, que deixava cidades inteiras sob a mira de grupos armados, dominava as manchetes país afora.

Em outubro de 2016, o cenário é completamente diferente: a última ocorrência do gênero foi registrada há mais de um ano no Estado.

A atuação das forças de Segurança Pública não apenas conteve as organizações criminosas, como também se tornou referência para profissionais de outros Estados.

Parte desse resultado se deve ao curso de Táticas Policiais Avançadas (TPA), desenvolvido pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e oferecido a várias unidades estaduais e mesmo federais.

A turma mais recente concluiu sua preparação no último domingo (16.10). Quarenta e cinco policiais dos comandos regionais I (Cuiabá) e II (Várzea Grande) e dois federais cumpriram as 121 horas/aula ministradas pelo batalhão.

“Foram oito dias de atividades teóricas e práticas intensas, de dedicação em período integral”, disse o coordenador do curso, o major PM Tiago Costa Gomes.

Segundo o major, a capacitação aborda também a integração das forças no combate a esta modalidade de crime.

“Não adianta o Bope ser especialista no atendimento deste tipo de ocorrência e o policial que atua na região do interior não ter o conhecimento para dar suporte” falou.

O participante recém-formado pelo TPA, o agente de Polícia Federal Vitor Dantas integra o Setor de Ensino Operacional (Seop), da Academia Nacional de Polícia.

“Temos buscado o intercâmbio com as forças, para adquirir novos conhecimentos e difundi-los em nossa instituição. Por isso, viemos buscar o conhecimento com quem é referência no cenário nacional”, disse.

O comandante da unidade de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), tenente coronel Fernando Galindo, também concluiu o curso na turma do último final de semana. Em sua visão, as técnicas podem ser aplicadas à rotina de cada unidade.

“Apesar da Rotam ser uma unidade de atendimento urbano, é interessante que esse conhecimento seja também difundido, por que nós temos áreas de transição rural e urbana em Cuiabá e Várzea Grande”, disse.

 

Ciclos

A procura pela capacitação é crescente. Até o ano de 2015, três ciclos haviam sido realizados pelo Bope, capacitando 44 policiais do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Federal. Este ano, já foram concluídos 11 ciclos. A mais recente edição, em andamento, já percorreu 13 municípios do interior de Mato Grosso.