Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Formação

Bope forma 27 policiais para uso de cães

Curso orientou Policiais Militares sobre o adestramento e condução de cães policiais

Polícia | 29 de Setembro de 2015 as 16h 01min
Fonte: Dana Campos

Uma simulação de assalto a banco com intervenção de cão policial marcou o encerramento do 2º Curso de Cinotecnia Policial (CPP), promovido pela Polícia Militar por meio do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A solenidade de formatura foi realizada no quartel do Comando Geral da PM, em Cuiabá. Foram qualificados 27 profissionais que atuam no Comando Regional de Barra do Garças (5º CR), Água Boa (13º CR), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro.

O curso teve início em agosto passado. Foram 265 horas/aula com atividades teóricas e práticas que possibilitaram o desenvolvimento de técnicas de condução e adestramento de cães. As aulas foram ministradas por policiais do Bope, com apoio de instrutores das Polícias Militares de São Paulo (PM-SP), Espírito Santo (PM-ES), Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e Guarda Municipal de Várzea Grande.

De acordo com o coordenador do CPP, tenente-coronel Reinaldo Magalhães de Moraes, os trabalhos foram aplicados conforme a necessidade e particularidades de cada instituição participante, visando compartilhamento e integração de técnicas e aprendizado.

Para a tenente BM-MT Vanessa Melgarejo, classificada em primeiro lugar, a capacitação foi fundamental para ampliar o conhecimento relacionado à atividade operacional de busca e salvamento. “Cada instituição tem suas características de emprego. Foi ótimo, especialmente para o Corpo de Bombeiros, pois esse curso vai contribuir muito na qualidade do nosso serviço”.

Capitão da PM do Espírito Santo e um dos instrutores, José Antonio Lopes reforçou a importância do curso para a qualidade do trabalho a partir da relação condutor/animal. “Um curso como esse fortalece o vínculo entre o animal e seu condutor, além de ser um trabalho que alia conhecimento e experiência a todos os participantes”.

E além de aproximar o condutor do cão, o curso também reforça as técnicas que o animal já possui no que diz respeito a adestramento policial, completa veterinária Cristiane Yokomizo Correia, especialista em Ciência em Saúde Pública e responsável pelo trato dos cães do Canil do Bope, também salientou sobre a importância do curso.

Participaram da solenidade de formatura o comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa; o secretário Executivo de Segurança Pública (Sesp), Fábio Galindo; e demais autoridades militares e civis das instituições participantes.