Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Casal de idosos é flagrado furtando celular em unidade de saúde

Câmeras de vigilância filmaram a ação e ajudaram a recuperar o celular

Polícia | 05 de Julho de 2016 as 11h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (5), no CEM (Centro de Especialidades Médicas), do município de Sinop. Um dos pacientes que aguardava pelo atendimento sentiu a falta do seu telefone celular, dando início a uma busca pela recepção da unidade de saúde. Sem encontrar o aparelho e com a certeza de que estava com ele quando ingressou no CEM, o paciente pediu o auxílio dos funcionários da repartição. “Um dos servidores decidiu utilizar as imagens do circuito interno do Centro de Especialidades para esclarecer o sumiço do celular”, explica o secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues.

As imagens geradas são controladas pelo CPD (Centro de Processamento de Dados), localizado na prefeitura de Sinop. No mesmo instante o técnico que opera o sistema puxou o arquivo das filmagens e detectou o momento em que o celular “sumiu”. Um casal de idosos que também aguardava o atendimento na unidade aproveitou a distração do dono e furtou o celular.

O aparelho foi “guardado” pela senhora, que sem demonstrar qualquer receio, ainda aguardou pela sua consulta. Foi o tempo necessário para que as imagens fossem checadas e o crime revelado. A idosa foi parada quando estava saindo da unidade de saúde e entrando no carro para ir embora. O servidor que interviu disse que a senhora admitiu que pegou o aparelho, que isso já tinha acontecido antes e que só devolveria se conseguissem provar quem é o dono do aparelho. O celular foi recuperado e devolvido ao proprietário, que ficou em dúvida sobre prestar ou não queixa à polícia.

Para o secretário de Saúde, o curioso episódio registrado na unidade mostra que o sistema de monitoramento implantado através do Cidade Digital está funcionando, garantindo a segurança dos servidores e dos usuários da rede pública. “Foi um fato pequeno, mas difícil de ser detectado. Se não fosse pelas câmeras de vigilância provavelmente o furto não seria solucionado. Houve rapidez tanto dos servidores da saúde quanto de quem opera o sistema de monitoramento”, comenta Manoelito.

O CEM está localizado na Avenida das Embaubas, esquina com Itaúbas, no prédio da antiga Sinop Clínica. Assim como o CEM, todas as unidades da rede municipal de Saúde contam com câmeras de monitoramento, implantadas pelo programa Cidade Digital.