Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Com criminalidade em queda, Sinop vive onda de tranquilidade

Furtos e roubos caíram mais de 30% na região e PM arrancou das ruas 1,3 kg de drogas por dia

Polícia | 07 de Agosto de 2020 as 18h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Gabriel Aguiar

Há 5 anos, a reinvindicação número 1 dos municípios que compõem o polo de Sinop era segurança. Só em 2015 foram duas audiências públicas na maior cidade do Norte de Mato Grosso apenas para discutir formas de reduzir a criminalidade. O estado era de pânico social.

Desde então, os índices de criminalidade vem recuando. O balanço feito pelo 3º Comando Regional da Polícia Militar – referente ao período de janeiro a julho de 2020 – revelam um momento de “tranquilidade” e sensação de segurança no Norte do Estado.

Conforme os dados do Comando Regional 3 – que engloba os batalhões de Sorriso e Sinop – o número de roubos caiu 36% e de furtos 30% em comparação com o ano passado. Embora com uma redução mais tímida, também houve queda nos casos de homicídio: 7% a menos no comparativo com 2019.

O resultado detectado nas estatísticas pode ter como causa a alta taxa de produtividade da PM. Nesses 7 primeiros meses do ano, 3.082 pessoas foram conduzidas pela polícia – uma média de 15 abordagens com condução por dia. Também foram realizados 108 prisões referentes a cumprimento de mandados.

A apreensão de drogas e armas é destaque na regional de Sinop. Nesse ano, a PM tirou das ruas 273 kg de entorpecentes – uma média de 1,3 kg de droga por dia. Também foram apreendidas/tiradas de circulação 164 armas de fogo e mais de 2 mil munições.

A ação policial também recuperou 83 veículos dados como roubados. “Esses números obtidos pela PM são históricos, nunca antes vistos na região norte de Mato Grosso”, afirmou o comandante do 3º Comando Regional, coronel Wesney de Castro Sodré.

Sodré assumiu o Comando em outubro do ano passado. Com 44 anos de idade e 24 anos de carreira Militar, o coronel é graduado em Gestão da Segurança Pública e Gestão e Tecnologia Educacional, e possui formação superior de Polícia com ênfase em Estudo de Comando e Estado Maior.

O 3º CR gerencia a operação da PM em 9 municípios da região: Sinop, Sorriso, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem. União do Sul, Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte.

 

Queda após queda

Quando o coronel Valter Razera entregou o 3º Comando Regional, em outubro do ano passado, as estatísticas apontavam uma queda nos índices de roubos em 40%, em comparação com o ano anterior.