Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

OITIVAS CPI

CPI faz terceira oitiva e ouve responsável por compras

Polícia | 29 de Outubro de 2014 as 11h 00min
Fonte: Assessoria

Durante pouco mais de uma hora o responsável pelo departamento de compras da Secretaria de Saúde de Sinop, João Ricardo Carneiro, respondeu às perguntas feitas pelos vereadores Carlão Coca Cola, Fernando Assunção, Wollgran de Lima, Roger Schallenberger, e Roberto Trevisan. A sabatina faz parte dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o lote de medicamentos vencidos na Central de Apoio Logístico em Saúde de Sinop.

João Ricardo, que é concursado, disse aos vereadores que, na época da compra dos medicamentos, em 2012, não estava no departamento e assumiu o setor em março do ano passado, quando o atual secretário assumiu a pasta. "Não sei quem levou o ex-gestor (Mauri Rodrigues Lima) a fazer essa compra", respondeu quando questionado sobre a compra dos remédios. "Sou apenas o responsável de receber a solicitação do secretário. Todas as compras são assinadas pelo gestor, o aval de 100% da compra é do gestor", disse referindo-se a responsabilidade da determinação das compras embora tenha admitido que "não houve negligência" e sim "falta de planejamento", na compra dos 12 mil frascos de remédios que venceram na secretaria este ano.   

Apesar da perda dos medicamentos e o prejuízo aos cofres públicos que passam dos R$ 10 mil, o atual responsável pelo departamento de compras admitiu que alguns medicamentos que perderam a validade antes de serem utilizados, foram novamente comprados. "Não posso garantir com certeza, mas esses medicamentos, acredito, que foram comprados", respondeu ao questionamento feito pelo vereador Wollgran de Lima, que elencou alguns remédios como o sulfametoxazol (usado para tratar infecções bacterianas) e que foram perdidos.

Uma das alegações dadas pelo próprio secretário Francisco Speciam Júnior pela não utilização do sulfametoxazol, é que o medicamento não é mais receitado pelos médicos e por isso não foi utilizado. "Ora, se esse medicamento está na lista do Remume (relação municipal de medicamentos) e do Ministério da Saúde ele não está em desuso, como disse o secretário, então por que deixaram vencer? E por que compraram mais", questionou Wollgran.  

O coordenador de compras confirmou a informação dada por outros servidores que já foram ouvidos de que é natural a perda de até 10% de alguns medicamentos, mas "não é aceitável que vire rotina". Ele assegurou que atual gestão tomou medidas, como a contratação de uma farmacêutica para cuidar do almoxarifado, para que as compras sejam feitas com planejamento e evitar novas perdas. João Ricardo respondeu a várias outras perguntas dos parlamentares.

A oitiva também foi acompanhada pelos vereadores Mauro Garcia, Júlio Dias, Negão do Semáforo, Jonas Henrique de Lima, e Carlão da Asa. 

Segundo o presidente da comissão, Carlão Coca Cola, o próximo passo da CPI agora é ouvir controladora interna, Luciana Zanette. A oitiva, segundo ele, deve acontecer na próxima sexta-feira (31), na Câmara.

"Desde o início da comissão ficou acertado que faremos um relatório conclusivo tudo será repassado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Essa é nossa obrigação constitucional", disse o relator da comissão Fernando Assunção, sobre os trabalhos da CPI.