Mato Grosso
Crimes contra instituições bancárias têm redução de 55% em oito meses
O levantamento por “modus operandi” registrou 73% de redução na modalidade abertura de parede
Polícia | 09 de Setembro de 2019 as 17h 10min
Fonte: Redação com assessoria

Crimes contra instituições financeiras reduziram 55% em Mato Grosso no período de janeiro a agosto de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), que apontou que neste ano foram registradas 56 ocorrências, enquanto que o ano passado somou 126 casos. O número total de ocorrências contabiliza os dados de roubos e furtos tentados e consumados.
O levantamento por “modus operandi” registrou 73% de redução na modalidade abertura de parede. Os 99 casos nos primeiros oito meses de 2018 passaram para 27 neste ano. Na modalidade de roubo a banco, a redução foi de 83%. Neste ano, foi registrado um caso. Já em 2018, foram seis ocorrências.
Já os ataques a caixas eletrônicos somaram 25 casos em 2019, contra 17 no ano passado. O levantamento inclui todas as agências bancárias, cooperativa de créditos e empresa de transporte de valores.
Uma das frentes de atuação para o enfrentamento aos crimes a instituições bancárias é o trabalho de inteligência e investigação pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil. Uma das delegadas da instituição, Juliana Chiquito Palhares, disse que a segurança pública tem atuado de forma integrada para prender os autores destes delitos.
“Somente em uma das nossas ações conseguimos prender 10 indivíduos e recuperamos parte do dinheiro subtraído da agência bancária. E isso é sinal do trabalho efetivo de todos os órgãos que compõem a segurança pública. Essa redução de ocorrências envolvendo bancos ela se deve a este trabalho contínuo de todos os atores de segurança pública, aliado ao empenho de cada profissional e o serviço de inteligência”, enfatiza.
Na área repressiva, a Polícia Militar tem intensificado as ações com bloqueios e barreiras, conforme informação do comandante-geral, coronel PM Jonildo José de Assis.
“A Polícia Militar vem tentando combater esse tipo de ação criminosa através da potencialização do policiamento ostensivo motorizado. Nós temos agora a participação do comando especializado com equipes do Bope, da Rotam, equipes da Força Tática de Cuiabá e Várzea Grande e eles estão empenhados em fortalecer esse patrulhamento tático nos horários que são mais propícios a acontecer esse tipo de ação”, ressalta.
Fazem parte das forças de segurança pública, a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Detran, Sistema Socioeducativo e Sistema Penitenciário.
Notícias dos Poderes
Líder de Facção foragido é preso em estacionamento de supermercado em Várzea Grande
04 de Julho de 2025 as 16h04Polícia prende suspeito de ataque hacker que desviou quase R$ 1 bi
04 de Julho de 2025 as 12h00STF já condenou 15 mato-grossenses pelos atos de 8 de janeiro
04 de Julho de 2025 as 11h49Falsos agentes federais são presos durante reunião com secretário em prefeitura de MT
04 de Julho de 2025 as 11h19Apreensões de drogas aumentaram 646% em dez anos em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h17Detento é morto dentro de penitenciária em Sinop, ele respondia por quatro crimes
04 de Julho de 2025 as 10h32Abraçada a ursinho, menor de MT que incentivou namorado a matar a família no RJ choca policiais pela frieza
Menor de 15 anos não negou participação no crime, mas jogou a responsabilidade para o namorado virtual
03 de Julho de 2025 as 19h18