Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Busca pelo ouro

Dez pessoas são presas na região de garimpo invadido por facções em MT

Reforço de policiais civis e militares foi enviado na semana passada

Polícia | 11 de Janeiro de 2017 as 09h 51min
Fonte: G1 MT

Imagem aérea do garimpo em Pontes e Lacerda, Mato Grosso |

Aproximadamente dez pessoas foram presas nos arredores do garimpo da Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, desde a última sexta-feira (06), quando chegou reforço de policiais especializados da Secretaria de Segurança Pública à região. A área, que pertence à União, foi invadida em dezembro de 2016 por integrantes de facções criminosas. Considerados de alta periculosidade, esses bandidos estão fortemente armados, segundo a Polícia Civil. Essa foi a terceira invasão ao garimpo desde o ano de 2015.

A informação sobre as prisões foi repassada ao G1 pelo delegado Gilson Silveira, do município. Na semana passada, a Sesp enviou policiais de tropas como a do Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar, e do GOE (Grupo de Operações Especiais), da Polícia Civil.

O efetivo da Sesp, entretanto, deverá atuar nos arredores do garimpo, já que o estado só pretende fazer a desocupação da área se houver apoio da Força Nacional de Segurança e do Exército. Pedido de reforço federal já foi feito ao Ministério da Justiça, mas ainda não teve resposta.

Segundo Silveira, os presos são de outros estados e vão responder por extração ilegal de ouro e crime de desobediência, porque a Justiça Federal já determinou que a exploração aurífera no local não pode ser feita sem a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O DNPM, por sua vez, autorizou uma mineradora a fazer estudos de exploração de ouro na serra da Borda. Porém, no dia 30 de dezembro de 2016, homens fortemente armados expulsaram os seguranças da empresa e 'tomaram' a área. Eles ainda trocaram tiros com os policiais que foram até a região para resgatar os vigilantes.

"Essas pessoas presas foram abordadas na área ao redor do garimpo e levadas à delegacia. Com a atuação desse reforço policial, quem está indo para o garimpo não consegue entrar. E, quem sai, é abordado", explicou o delegado.

De acordo com Silveira, os presos não estavam armados e, por ora, ainda não se tem a informação de que eles pertencem a facções criminosas. "Eles têm perfil de garimpeiros, mas ainda estamos identificando", acrescentou.