Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Empresários e delegado são presos por montar farsa sobre a morte de juiz

Crime aconteceu em 1999

Polícia | 13 de Junho de 2017 as 09h 58min
Fonte: GC Notícias / Folha Max

Delegado e empresário presos pela Polícia Federal | Foto: Folha Max

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (13) o delegado afastado da Polícia Civil de Mato Grosso, Márcio Pieroni, e os irmãos Josino Guimarães e Clóvis Guimarães. Eles são acusados de montarem uma “farsa” sobre a morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral, ocorrida em 1999.

Josino Guimarães, que é cunhado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP), foi detido na cidade de Curitiba (PR). Já o irmão dele, Clóvis Guimarães, acabou sendo preso num prédio de luxo nas imediações da praça popular, em Cuiabá. 

Josino Guimarães é apontado como o mandante da morte de Leopoldino. Em 2011, ele foi acusado de montar uma “farsa” com apoio do então titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegado Márcio Pieroni, sobre a morte do juiz.

A farsa contou com a participação do irmão de Josino, Clovis Luiz Guimarães, o agente penitenciário Gardel Tadeu Ferreira de Lima e o detento Abadia Paes Proença. Eles montaram um plano informando que o magistrado estaria vivo viendo no Paraguai.

Josino já foi absolvido pela morte de Leopoldino. No entanto, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou um novo júri popular que ainda não teve realização.