Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sorriso

Fazenda tinha “gato” de energia que abastecia 6 transformadores

Ligação clandestina alimentava pivôs de irrigação e um lago recreativo

Polícia | 05 de Setembro de 2018 as 10h 07min
Fonte: Geovanna Klaus

Na tarde de terça-feira (4), a Energisa recebeu uma denúncia de ligação clandestina de energia, em que uma propriedade rural de grande porte, localizada na região do Pontal do Verde, no município de Sorriso. A fazenda consumia energia irregularmente.

Segundo Sidney Tavares, gerente de Combate a Perdas da Energisa, foi encontrado uma ligação clandestina com 6 transformadores irregulares. O “gato” tinha capacidade para furtar 1100 kVA.

A energia furtada era utilizada para mover o sistema de pivôs que irrigavam uma lavoura de feijão. Conforme o técnico da Energisa, a ligação irregular também foi utilizada para encher uma represa, que abastecia uma praia artificial.

A operação foi realizada em parceira com a Polícia Técnica (Politec), e com a Polícia Civil representada pelo delegado do munícipio de Sorriso, Nilson Farias.  “Esse prejuízo infelizmente acaba sendo redistribuído entre todos os clientes, por isso pedimos que todos ajudem a combater essa prática, fazendo denúncias”, relatou Sidney.

Um dos funcionários foi conduzido a delegacia. A Energisa irá abrir um processo administrativo, formalizando a irregularidade e buscando recuperar a energia que foi roubada. A parte criminal será conduzida pela polícia civil. Ligações clandestinas de energia são consideradas furto simples pela lei, com pena prevista de prisão de 1 a 4 anos.

As denúncias podem ser feitas através do número, 0800 6464 196