Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 01 de Maio de 2024

Menu

Mato Grosso

Garimpo ilegal é fechado e 21 pessoas são presas em município de MT

Polícia estima que 10 alqueires de floresta amazônica tenham sido derrubados

Polícia | 20 de Julho de 2017 as 15h 13min
Fonte: G1 MT

Material apreendido em garimpo durante ação das polícias Civil e Militar, e sistema penitenciário em | (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

As polícias Civil e Militar, em parceria com o sistema penitenciário, fecharam um garimpo clandestino no município de Aripuanã, a 816 km de Sinop, e prenderam 21 pessoas nessa quarta-feira (19). Elas foram flagrados revirando o solo em busca de metais preciosos.

Aproximadamente 10 alqueires de floresta amazônica foram devastados. Foram apreendidas cinco motos, uma amostra de ouro em pó, balança de precisão e uma escavadeira hidráulica. A área explorada ilegalmente fica a aproximadamente 18 km da cidade.

Os 21 presos foram autuados por associação criminosa, destruição de floresta nativa, extração ilegal de recursos naturais e espulho possessório. Em razão da soma das penas ser maior que quatro anos, não foi arbritrada fiança a nenhum deles.

Os garimpeiros foram surpreendidos pela polícia quando separavam as pedras maiores de uma parte da área, enquanto outros as lançavam nos lavabos grandes de madeira para purificá-las em porções menores, com o uso de motores bombas.

Os policiais também viram uma escavadeira hidráulica sendo usada para revirar o solo e o subsolo, além de outros garimpeiros batendo areia em busca de metais preciosos.

A Polícia Civil informou que vai acionar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para autuação administrativa.