Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

MT

Governo cria grupo especial na Polícia Judiciária Civil para atender AF e 13 municípios

Polícia | 17 de Abril de 2015 as 13h 52min
Fonte: Thiago Mattos

"O Grupo de Resposta Tática tem a missão de auxiliar as unidades policiais da Regional, competindo-lhe: o Cumprimento de Mandado de Prisão de alto risco; Cumprimento de Mandado de Busca de alto risco; O Gerenciamento de Crises de 1º Grau; Escolta de pessoas custodiadas de elevada periculosidade; Apoio às investigações em andamento em outras delegacias e as que expressamente forem determinadas", diz trecho do documento.

A princípio, 14 municípios de Mato Grosso serão beneficiados com os Grupos de Resposta Tática, sendo eles: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças Cáceres, Confresa, Diamantino, Juína, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Ainda segundo a resolução, a razão para implantação de GRT’s em delegacias do Estado é devido ao crescimento populacional acelerado de Mato Grosso; o imenso território do Estado e suas fronteiras; além da grande quantidade de cidades, que hoje são 141, dificultando a presença satisfatória do GOE, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

 

Seleção

O Grupo de Resposta Tática será formado por um efetivo de no máximo 13 policiais civis, assim distribuídos: 1 encarregado, 1 chefe de equipe e 11 operacionais. O delegado regional de cada município implantará um ‘Estudo de Situação’ e conforme o resultado das análises, outros Grupos de Resposta Tática poderão ser criados.

O ingresso será feito mediante processo de seleção, o qual abrangerá toda Polícia Judiciária Civil (PJC) e será composto de provas e títulos, realizado pela academia da PJC, supervisionado pelas Diretorias do Interior e Atividades Especiais. O processo de seleção será realizado em duas etapas distintas. A primeira será composta de seis fases eliminatórias e sucessivas: inscrição no processo de seleção; exame de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; teste de aptidão técnica e investigação social.

"A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será a conclusão do Curso de Operações Táticas Especiais e/ou Curso de Operações Policiais, coordenado pela Gerência de Operações Especiais (GOE) e supervisionado pela Academia de Policia Civil", diz a resolução.

O Governo do Estado instituiu o Grupo de Respostas Táticas (GRT) nas delegacias regionais de Mato Grosso, por meio da resolução N° 018/2015/CSPJC-MT, publicada no Diário Oficial, nesta quinta-feira (16). Os GRT tem a função de auxiliar as unidades policiais sob subordinação e coordenação do Grupo de Operações Especiais (GOE).