Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Ataque digital

Hackers invadem sistema da Polícia Militar de Mato Grosso

Site do departamento de gestão pessoal da PM foi tirado do ar e substituído por crítica a corporação

Polícia | 22 de Outubro de 2015 as 09h 19min
Fonte: Jamerson Miléski

Hackers auto identificados como “Monsters Defacers”, invadiram o sistema do Departamento de Gestão Pessoal da Polícia Militar de Mato Grosso. A ação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (22). A página na internet dpg.pm.mt.gov.br foi substituída por uma imagem de um policial armado, tendo aos seus pés uma mulher chorando a morte de uma criança com uniforme escolar. Os invasores também vincularam uma música de fundo no site, intitulada “Então Gambé” – um Rap de protesto contra exageros da polícia de autoria do grupo 38mil Manos. Um trecho específico da música também foi transcrito sobre a imagem que estampa a página do sistema da corporação.

A invasão do sistema da PM de Mato Grosso foi anunciada na página no Facebook do “Monsters Defacers” junto com outras 4 invasões: http://www.ms.senac.br, http://fabrica.ms.senac.br, http://ww2.ms.senac.br, e http://intranet.ms.senac.br. São sites do Mato Grosso do Sul. Os autores da postagem se referem a invasão do sistema da PM como se também fosse de Mato Grosso do Sul – possivelmente a tentativa de “mandar um recado” foi para a corporação errada.

O GC Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da PM na Capital. Fomos informados que detalhes estão sendo apurados. Originalmente o site opera como um sistema de apoio para os membros da corporação, uma espécie de intranet para a gestão pessoal. Através desse sistema é possível acompanhar o lançamento de Boletins de Ocorrência, Portarias, escalas de trabalho, banco de horas e outros.

Em instantes mais informações sobre a invasão.

Atualizando: as 10h18 o site foi parcialmente reestabelecido, com a seguinte nota publicada:

Senhores publicadores,Venho por meio deste, informar a todos que o Sistema IONEWS_PMMT bem como o endereço eletrônico: dgp.pm.mt.gov.br encontrava-se inoperante por problemas técnicos no Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso – CEPROMAT desde o dia 27/02/2012, retornando sua operacionalidade na data de 29/02/2012 às 09:40 horas. Respeitosamente, Cb PM Amir – Setor de Diagramação da PMMT