Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Ibama descobre fraude em plano de manejo e aplica multa de R$ 782 mil em Sinop

A fraude foi descoberta na etapa mais recente da Operação Estanque

Polícia | 25 de Setembro de 2018 as 09h 40min
Fonte: G1 MT

A fraude foi descoberta na etapa mais recente da Operação Estanque | Foto: Ibama/Assessoria

O Ibama identificou um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) que emitia créditos fictícios de madeira para 13 empresas da região de Sinop. No pátio da empresa que operava o PMFS, próximo a Porto dos Gaúchos, a 644 km da capital, foram apreendidos 1.211,76 metros cúbicos de madeira em tora e 59,67 metros cúbicos serrados.

A informação foi divulgada na última semana.

O responsável pelo empreendimento foi autuado em R$ 782,93 mil por apresentar informação falsa em sistema oficial de controle e manter em depósito madeira não declarada no Sistema do Documento de Origem Florestal (DOF).

Segundo o Ibama, os produtos identificados pelos agentes ambientais excediam a quantidade declarada pelo estabelecimento no Sistema DOF.

A fraude foi descoberta na etapa mais recente da Operação Estanque, em que agentes ambientais investigam irregularidades na movimentação, no depósito e na exploração de madeira em Mato Grosso.

Além da responsável pelo Plano de Manejo, outras quatro empresas da região foram autuadas até o momento por irregularidades nos estoques.

Os créditos de madeira inseridos de maneira fraudulenta no sistema DOF eram usados para acobertar madeira retirada ilegalmente de áreas protegidas nos municípios mato-grossenses de Marcelândia, Marcelândia, Cláudia, Brasnorte e Sinop.

Em fase anterior da Operação Estanque, agentes do Ibama flagraram uma frente de exploração de madeira em área de reserva legal no Assentamento Keno, localizado entre Cláudia e Marcelândia.

As investigações realizadas na Operação Estanque continuam. Todas as informações serão encaminhadas ao Ministério Público Federal para apuração de responsabilidades no âmbito criminal.