Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Silêncio dos inocentes

Jovem é acusado de matar 6 pessoas em Sinop

Polícia relaciona o jovem com 6 homicídios praticados, sendo que em 4 ele é o principal acusado

Polícia | 27 de Outubro de 2015 as 16h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

Diogo de Souza Schemberg, conhecido como Diguim, tem 21 anos, porte franzino e um rosto que passaria facilmente despercebido na rua. Mas para os agentes da DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop), ele é um criminoso de alta periculosidade. O jovem é relacionado há 6 homicídios registrados em Sinop, sendo que em 4 desses casos as investigações o apontam como autor das mortes. “Além de diversos furtos e de estar envolvido em 6 homicídios, o Diguim é considerado de alta periculosidade, além de ser muito esperto. Por isso foi necessário montar um grande aparato policial para conseguir prende-lo”, revelou o delegado de Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, durante a coletiva dessa terça-feira (27).

“Diguim” foi preso durante a operação conjunta do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) e da Derf, que durou a48 horas. Ele foi encontrado no forro de uma casa localizada no bairro Bom Jardim, onde a polícia fez um cerco. Nenhuma droga ou arma foi encontrada na casa.

As investigações policiais apontam que o jovem foi o autor do assassinato do empresário Ivaldo Domingos Balestrelli, 50 anos, executado a tiros, no dia 17 de novembro de 2014, na rua João Pedro Moreira de Carvalho, próximo ao viaduto do São Cristóvão. O mandato de prisão é referente a esse crime.

Mas para a polícia Diguim também assassinou Márcio Antônio Pereira, 27 anos (em 7 de julho de 2015, no bairro Vila Santana); Robilson Pereira da Silva, 46 anos (em 15 de junho de 2015); Edgar da Silva Pessoa, 22 anos (em 7 de janeiro de 2015); Luiz Donizete da Silva, 59 anos (morto com um tiro na testa em 6 de outubro de 2014); e Luiz Oliveira Caldas, 37 anos (em 16 de junho de 2014). Todos os crimes foram praticados nas imediações do Grande São Cristóvão e Alto da Glória.

Em entrevista a equipe do GC NOTICIAS, Diguim mostra indiferença. Disse que não cometeu crime nenhum, fez-se de desentendido e mesmo com uma extensa ficha policial não esboçou nervosismo.

Na mesma operação a policia realizou a prisão de dois acusados de assassinarem, a tiros, Ricardo dos Santos Silva, 19 anos, no dia 26 de setembro, no bairro Jardim Violetas. Os suspeitos, 18 e 16 anos, estavam em uma lanchonete, no centro, quando foram abordados pelos investigadores.

Os dois adultos presos durante a operação devem ser encaminhados ao presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. O menor, por outro lado, deve ser apresentado à promotoria e pode cumprir medida socioeducativa.

 

Queda nos homicídios

O delegado aproveitou o fechamento da operação para apontar uma redução no número de homicídios. Em 2014 foram 98 assassinatos em Sinop. Até o momento, em 2015 foram 45 homicídios confirmados. “Para sair um mandado de prisão, há demanda de um inquérito inteiro. É um trabalho contínuo e meticuloso da polícia. É importante deixar claro o comprometimento da equipe, que ficou trabalhando até tarde. Todos ficaram muito animados com a operação. Sinop hoje tem um quadro de policiais comprometidos, para dar segurança e paz à população”.