Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Médico é acusado de parto com violência em MT

Mãe e bebê tiveram fraturas, segundo delegado.

Polícia | 09 de Junho de 2017 as 10h 04min
Fonte: G1 MT

Médico trabalha no Hospital São Luiz e foi afastado após morte de bebê |

Há dois inquéritos em andamento na Delegacia de Cáceres, a 696 km de Sinop, contra o médico Jarbes Balieiro Damasceno por suposta violência durante dois partos realizados neste ano. Além do caso recente que ganhou repercussão após a morte do recém-nascido, na segunda-feira (5), o médico é acusado de ferir uma mãe e o bebê dela durante o parto realizado no início deste ano.

Nesse caso anterior, a mãe e o bebê, que moram na zona rural de Reserva do Cabaçal, município a 682 km de Sinop, sobreviveram, mas tiveram fraturas. "As situações são semelhantes. Foi feita pressão no abdômen das pacientes para forçar o parto. Teve muitas sequelas, principalmente psicológicas", afirma o delegado. A investigação, contudo, corre em sigilo.

Nos dois casos, os inquéritos foram instaurados após denúncia da família das vítimas. No fato mais recente, o bebê morreu cinco dias após o parto. A mãe da criança, Rosa Maria Martins Pires, alega que o médico foi agressivo durante o procedimento e a obrigou a ter parto normal, realizando um procedimento que força a saída do bebê, método contraindicado pelo Ministério da Saúde, enquanto ela, já sem forças, pedia que fosse realizada uma cesariana.

O médico negou que a paciente tenha pedido para realizar cesariana, mas disse ter dado medicamentos para induzir o parto normal. Ele afirmou que o ultrassom indicava que havia pouco líquido amniótico e, por isso, decidiu dar um medicamento à paciente para ajudar no parto. Segundo ele, não existia a possibilidade de fazer cesariana.

A paciente e testemunhas desse caso já começaram a ser ouvidas pelo delegado.

O médico foi afastado das funções  pelo  Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT).