Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Trabalho escravo

Ministério Publico resgata oito pessoas de fazenda que viviam de maneira precária

A denuncia é que eles sofriam trabalho escravo

Polícia | 18 de Dezembro de 2013 as 10h 30min
Fonte: Joyce Mohr / ASSESSORIA

| Nativa News

A Polícia Federal e o Ministério Público do Trabalho (MPT) resgataram, na última quinta-feira (12), oito trabalhadores, entre eles uma mulher com um filho de cinco anos, que viviam em situação análoga à escravidão em uma fazenda localizada a cerca de 110 km de Paranaíta (MT). A ação é resultado da fiscalização de combate ao trabalho escravo desenvolvido pelos dois órgãos.

 Segundo informações da PF, a investigação começou com uma denúncia. Os trabalhadores atuavam em lavra garimpeira de ouro, onde exerciam diversas funções em condições degradantes, alojados em um barraco de lona montado em local de difícil acesso, sem alojamento, refeitório e condições básicas de higiene. De acordo com a PF, todos dormiam no abrido e não contavam nem mesmo com um local apropriado para realizarem as necessidades fisiológicas.

 Além disso, eles não tinham acesso à água potável e dormiam em camas improvisadas com tábuas e em redes, ao relento. Segundo a PF, o proprietário da fazenda – que não teve seu nome divulgado – será autuado e responderá com o pagamento de todas as verbas trabalhistas devidas e indenização por dano moral coletivo.

 

Além disso, o fazendeiro ainda pode responder por crime de trabalho análogo à escravidão.