Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

São José do Povo

MPE entra com ação para tentar impedir realização de vaquejada em cidade de MT

MPE diz que atividade pode provocar lesão nos animais

Polícia | 13 de Abril de 2017 as 14h 20min
Fonte: G1 MT

Vaquejada | (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O Ministério Público do Estado entrou com uma ação na Justiça para tentar impedir a realização de uma vaquejada neste fim de semana em São José do Povo, município de 3,8 mil habitantes a 740 km de Sinop, sob pena de multa de R$ 100 mil. A alegação da promotoria é que o evento pode provocar lesões aos animais no momento em que os vaqueiros tentam derrubá-los após perseguição.

A vaquejada consiste em obrigar o animal a correr em disparada por um corredor ladeado pelos vaqueiros, que deverão alcançar esse animal e derrubá-lo no chão, puxando-o pelo rabo.

O pedido do MPE foi feito na Justiça de Rondonópolis, a 218 km da capital, nessa terça-feira (11). A vaquejada está marcada para ocorrer no sábado (15) e no domingo (16).

Na ação, o Ministério Público pede aos organizadores que não autorizem ou promovam ato que contribua com a realização de qualquer espetáculo de vaquejada, sob pena de multa e apreensão dos animais.

Conforme o MPE, o material de divulgação do evento diz que vão ser feitas competições para aferir a habilidade de vaqueiros inscritos na vaquejada, com premiação em dinheiro de R$ 20 mil. Conforme a promotoria, essa disputa faz com que seja preciso fazer movimentos bruscos e violentos para imobilizar o animal e impedi-lo que fugir. Dessa forma, podem haver muitas lesões no momento da derrubada, diz o Ministério Público.

Em 2016 o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que permitia a vaquejada por entender que a prática infringia em maus tratos e crueldade aos animais, violando a Constituição Federal.

Porém, em fevereiro deste ano um Projeto de Emenda à Constituição que torna a vaquejada uma manifestação cultural foi aprovada no Senado Federal e enviado à Câmara dos Deputados.