Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Efetivo PM

Nova turma de policiais inicia a formação na segunda-feira

Em Sinop serão 91 alunos na escola de formação de Policiais, 21 a menos que o previsto

Polícia | 12 de Novembro de 2015 as 17h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

Inicia na próxima segunda-feira (16), o curso preparatório para formação de Policiais Militares de Mato Grosso. Na relação de convocação dos aprovados que devem se apresentar ao curso na próxima semana estão listados 1.338 candidatos, distribuídos em 14 diferentes cidades pólo.

Em Sinop, conforme a portaria 485/QCG/DEIP, publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira (12), serão 91 alunos, ou seja, já houveram baixas. A expectativa era de que 112 alunos integrassem o curso de formação no polo de Sinop. Número proferido pelo governador Pedro Taques (PSDB), durante sua visita ao município, em setembro. A redução no número de alunos convocados ainda não representa queda no novo efetivo projetado. A pretensão era de ter 62 convocados assim que o curso fosse concluído e 50 no cadastro de reserva. Apenas o cadastro de reserva deve ser reduzido, de 50 para 29.

A maior concentração de alunos da PM estará em Cuiabá. Na segunda-feira, 728 pessoas se apresentarão na Esfap (Escola de Formação de Policiais) da capital. O segundo maior contingente estará em Rondonópolis, com 135 alunos. Sinop é a terceira em volume de alunos.

O Norte do Estado ainda receberá 45 alunos PM em Sorriso, 45 em Juína, 32 em Nova Mutum, e 28 em Alta Floresta – que no primeiro anúncio esperava receber 61 novos policiais. Nos números gerais as baixas foram de apenas 2 alunos. A convocação inicial do Estado era de 1.340 e foi consolidada em 1.338.

O curso de formação de soldados da Polícia Militar de Mato Grosso tem duração de 10 meses. Em setembro de 2016 os alunos que concluírem a formação com aprovação estarão aptos a exercer a profissão, compondo as equipes que promovem a segurança pública no Estado.

 

Efetivo em Sinop

Com os 26 novos policiais militares integrados em setembro, o batalhão local da PM atingiu um efetivo de 97 policiais, mais 21 que atuam no Comando Regional 3, e 18 da Força Tática. Entre oficiais e praças são 136 policiais – 4 a menos do que Sinop tinha no ano de 2008.

Ainda não existe uma definição de quantos policiais da nova turma que entra para formação serão designados especificamente para Sinop. Caso sejam confirmados os 62 homens do contingente que começa a formação na segunda-feira, Sinop terá em setembro de 2016, exatos 198 policiais – considerando que não haja nenhuma baixa por transferência, aposentadoria ou desistência. Ainda assim, com 198 policiais, Sinop terá uma média de um PM para cada 656 habitantes. O recomendado é um policial para cada 450 habitantes.