Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Recuperação

Piloto resgatado após 3 dias em mata passará por cirurgia em hospital de Sorriso neste sábado

“Nunca perdemos as esperanças”, diz irmão do jovem

Polícia | 10 de Novembro de 2018 as 13h 13min
Fonte: Portal Sorriso

O piloto Maicon Semencio Esteves, de 27 anos, encontrado vivo três dias depois de sofrer um acidente em uma mata, em Peixoto de Azevedo, foi transferido ontem à noite para um hospital particular de Sorriso. O jovem deverá passar por procedimento cirúrgico neste sábado, segundo o médico Júnior Pasin. Em entrevista ao Portal Sorriso e à TV Sorriso, o irmão do piloto, Diego Esteves, disse que a família nunca perdeu as esperanças de que o caso tivesse um desfecho feliz.

O avião, que saiu de Porto Nacional (TO), caiu no último domingo (4) em Peixoto de Azevedo (MT). Durante o tempo em que ficou na mata, Maicon alimentou-se apenas de bolachas e se hidratou com água de um riacho. O irmão dele, Diego Esteves, contou como tudo aconteceu.

Segundo ele, em Confresa a aeronave foi abastecida e Maicon percebeu alterações. Por isso, parou numa próxima fazenda, comunicou ao patrão que o óleo estava aquecendo, além de outros fatores técnicos. “Eles imaginaram que o termômetro estava marcando errado. Ele deu uma rodada em volta da fazenda e, como não aconteceu nada, seguiu viagem. Já perto da cidade de Peixoto de Azevedo, houve pane no motor  e meu irmão escolheu a copa de uma arvore e jogou lá. Na hora o avião pegou fogo, ele tirou os cintos de segurança e saiu correndo”.

Após a queda, a aeronave começou a pegar fogo e o piloto saiu de seu interior, mas, mesmo assim, teve o rosto, mãos e braços queimados. “O canivete dele foi achado a dois metros longe da aeronave, e essa foi a primeira pista. Depois de 3 dias de procura achamos um papel de uma espingarda de pressão que ele tinha e isso também serviu de pista para no quarto dia encontrarmos ele. Os dois primeiros dias ele disse que andou bastante, e depois achou um córrego e lá ficou”.

Maicon é paranaense. Apesar do susto, sua família se manteve com a fé de que o jovem teria sobrevivido ao acidente. “Nunca tínhamos perdido as esperanças. A cabine estava intacta. Hoje ele está bem, com a consciência perfeita e graças a Deus, em breve, ele estará em casa”, comemorou Diego Esteves.

Estado de saúde

Apesar de Maicon não correr risco de morte, o jovem está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido às queimaduras. Segundo o médico Júnior Pasin, o piloto está lúcido, alimenta-se por via oral, respira espontaneamente com ajuda de oxigênio e está hemodinamicamente estável.

Apesar do quadro de insuficiência renal, já houve melhora, sem indicação para terapia dialítica. Aproximadamente 25% da superfície corpórea do jovem foram queimadas, com zonas de segundo e terceiro graus, nos membros superiores, na face e no abdômen.

“Ele está estável, bem, mas precisa de cuidados intensivos". Amanhã, um médico especialista em cirurgia plástica fará uma operação nas mãos do rapaz, principal zona afetada.

"A nossa grande preocupação nesse momento é quanto à infecção. Ele ficou três dias no meio do mato e teve múltiplas lesões contaminadas por insetos e água contaminada. A função renal está melhorando, assim como o nível de hidratação. Então, o foco é a infecção, mas só saberemos no decorrer dos dias”, finalizou o médico.