Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

MT

Polícia Civil apreende maquinário utilizado para desmatamento em Nova Ubiratã

Polícia | 27 de Abril de 2015 as 15h 44min
Fonte: GC Notícias com Assessoria

| Foto: Assessoria

Veículos e maquinários utilizados para desmatamento em área ilegal foram apreendidos em uma operação da Polícia Judiciária Civil, na sexta-feira (24.04), em Nova Ubiratã (502 km ao Norte). A apreensão aconteceu na Fazenda Araçatuba, próximo ao assentamento conhecido como Pé de Galinha cerca de 20 quilômetros de Nova Ubiratã.

Na ação foram apreendidos 04 tratores de esteira, modelo 15, Komatsu, em ótimo estado de conservação, 01 trator de pneu, modelo 5030, New Holland, 01 caminhonete Chevrolet D-20, 01 tanque de combustível com capacidade para 5 mil litros de óleo diesel, além de 02 correntões, utilizados para a derrubada de árvores.

A apreensão aconteceu após denúncia feita por um grupo de sem terras, Associação dos Trabalhadores Rurais rio ferro, que foram despejados da área no último dia 12 de janeiro, mas que continuam acampados próximo ao local.

De acordo com as informações, os maquinários foram desembarcados no sábado (18), e em apenas 05 dias de trabalho já havia desmatado cerca de 1 mil hectares, incluindo um córrego de agua que foi destruído pelas máquinas.

O gerente da fazenda apresentou um documento de licença ambiental para limpeza de pasto, o que não condizia com a área desmatada, formada por mata densa. O delegado Pablo Borges Rigo requisitou a presença do Ibama, que deverá autuar o proprietário. A multa para cada hectare de terra derrubado é de R$ 5 mil.

“A ocorrência foi encerrada no início da madrugada, quando os maquinários foram recolhidos para o pátio da prefeitura de Nova Ubiratã e os fiscais do Ibama assumiram o caso”, disse o delegado.

Os trabalhos foram coordenados pelo delegado Pablo Borges Rigo, que contou com o apoio dos investigadores Cícero Rodrigues da Silva, de Sorriso, e Rodrigo Gabe Américo, de Nova Ubiratã.