Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Século XXI

Polícia flagra dois trabalhadores em situação análoga à escravidão em MT

Flagrante ocorreu durante investigação de invasões e crimes ambientais

Polícia | 16 de Março de 2017 as 14h 25min
Fonte: G1 MT

Trabalhadores estavam em área invadida na região do Manso ( | (Foto: Assessoria/ Polícia Civil-MT)

Dois trabalhadores foram flagrados em situação análoga à escravidão em uma área invadida durante uma operação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) contra crimes ambientais, na região do Manso, no município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, nesta quarta-feira (15). A polícia informou que os dois homens trabalhavam para os líderes da invasão clandestina.

Conforme a Polícia Civil, os trabalhadores estavam em um albergue, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, e foram levados para a região, onde viviam em condições degradantes. Inclusive, não havia nenhum meio de transporte para que saíssem da área rural.

A polícia chamou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para constatar as condições de trabalho ofertada aos trabalhadores.

A Delegacia de Meio Ambiente vinha apurando indícios de que cerca de 20 pessoas teriam invadido áreas públicas e particulares na região do Manso. Os grileiros estariam armados.

Durante a operação, batizada de "Amanso", os policiais constataram várias degradações ambientais como derrubada de vegetação nativa, próxima a córregos e às margens do Lago do Manso. A ação teve a participação de agentes do setor de Inteligência da Polícia Civil, da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Além dos danos ambientais, a polícia informou que apura os crimes de loteamento clandestino, associação criminosa e outros delitos.

Apesar de serem vítimas de exploração, os dois homens foram autuados em termo circunstanciado de ocorrência por crimes ambientais.

Conforme a polícia, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) será comunicada para que tome providências administrativas em relação aos responsáveis pelos crimes ambientais.