Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Invasão

Policiais montam barreiras para impedir acesso a garimpo ilegal em MT

Conhecido como "Nova Serra Pelada", garimpo em Pontes e Lacerda foi ocupado pela 4ª vez este ano.

Polícia | 25 de Abril de 2017 as 16h 28min
Fonte: G1 MT

Uma das barreiras foi montada na principal via de acesso ao garimpo ilegal em Pontes e Lacerda | (Foto: Sesp-MT/Divulgação)

Policiais civis e militares montaram barreiras nas principais vias de acesso à Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 891 km de Sinop, para evitar o acesso de pessoas e equipamentos de extração de ouro na área de garimpo ilegal. Segundo a polícia, com a instalação das barreiras no local, alguns invasores decidiram desocupar a área, levando seus maquinários.

A área, que pertence à União e já foi alvo de quatro invasões desde setembro de 2015, reúne atualmente milhares de pessoas de várias partes do país em busca de ouro, segundo informações do setor de inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A última invasão ocorreu em fevereiro deste ano.

Segundo a Sesp, os garimpeiros que continuam no local estão colocando suas vidas em risco, uma vez que, na busca por ouro, entram em buracos estreitos e com risco de desabamento. Para evitar mortes na região, uma reunião foi agendada para o dia 2 de maio pela pasta com representantes dos ministérios públicos Estadual e Federal, além da Justiça Federal e das forças de segurança do município.

Em 2016, o número de mortes no município aumentou, segundo a Sesp-MT, e a suspeita da pasta era de que o garimpo ilegal motivou o aumento de homicídios. De acordo com o delegado regional de Pontes e Lacerda, Rafael Scatalon, apesar da presença de milhares de garimpeiros na Serra da Borda, este ano não houve aumento da violência no município. Scatalon ressalta, porém, que são muitos os garimpeiros que deixam o local adoecidos devido às condições a que são expostos na área invadida.