Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Resultado

Prisões em flagrante aumentam 30% em 2016

Polícia Militar prendeu 4.601 pessoas desde o início do ano

Polícia | 25 de Abril de 2016 as 11h 47min
Fonte: Redação com assessoria

A Polícia Militar de Mato Grosso registrou um aumento de 29,2% de prisões em flagrante no primeiro trimestre deste ano, se comparado com o mesmo período de 2015. De acordo com dados extraídos do Sistema de Estatística, Ocorrência e Produtividade (Seop) da PM, nos três primeiros meses deste ano foram detidas em flagrante delito 4.601 pessoas. Em 2015 foram 3.561 pessoas.

Segundo o superintendente de Planejamento Operacional e Estatística da PM, Paulo Serbija, esses dados demonstram a operacionalidade da PM no que se refere à prevenção primária. “Esse sistema (Seop), que tem como base o acúmulo de ocorrências atendidas especificamente pela PM, é responsável por auxiliar no direcionamento do emprego do efetivo e alocação das viaturas em todo o Estado”, disse o superintendente.

De acordo com subchefe do Estado Maior da PM, coronel Jadir Metello da Costa, essa produtividade operacional é reflexo das ações operacionais diárias e, também, das operações que a PM tem desenvolvido de forma independente e em conjunto com as demais forças da segurança pública. Neste ano, por exemplo, já foram realizadas cerca de 80 operações voltadas para prevenção e repressão da criminalidade, dentre elas ‘Saturação’, ‘Inopinada’, ‘Carga Máxima’ e ‘Impacto’.

Para o comandante-geral da PM, coronel Gley Alves, essas ações também demonstram a forte atuação da PM. “Mesmo quando ela não está presente no momento exato para se evitar o crime, ela é capaz de agir de forma rápida e imediata na prisão e condução dos suspeitos, além da recuperação total ou parcial dos produtos de roubo ou furto”, enfatiza Alves. 

A orientação da PM é de que o cidadão auxilie nesse trabalho, informando ações suspeitas por meio do Disque Denúncia (0800-65-3939) e registrando as ocorrências, quando vítimas de alguma ação criminosa, da mais simples até a mais complexa.