Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sem recuperação

Professor de história trocava notas altas por sexo

Vítimas que denunciaram o professor tinham entre 15 e 17 anos

Polícia | 30 de Junho de 2015 as 17h 33min
Fonte: Luciene Oliveira

Um professor de história foi preso suspeito de abusar de alunas em troca de notas altas na disciplina que ministrava no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A prisão foi efetuada hoje, terça-feira (30), pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. As vítimas tem idade entre 15 e 17 anos.

O suspeito A.K.M., 29 anos, foi denunciado anonimamente neste ano à Delegacia. A denúncia relatava que o professor estaria propondo encontros sexuais em troca de notas melhores em sua disciplina.

O delegado Eduardo Botelho de Paula informou que instaurou procedimento preliminar para apurar a exploração sexual, mas mesmo antes da conclusão das diligências uma vítima compareceu à Delegacia, na companhia da mãe, e confeccionou boletim de ocorrência afirmando que era assediada pelo professor, deixando subentendido que era em troca de notas melhores na disciplina. "Como o único vínculo existente entre a pessoa investigada e a ofendida é o de professor e aluna, o único benefício que ele, em tese, poderia oferecer à sua pessoa seria a avaliação com notas mais altas do que as merecidas, ou seja, o teor da supracitada 'denúncia anônima' se confirmou na íntegra", explicou o delegado.

De acordo com o delegado, a vítima descreveu com exatidão o assédio sexual e apresentou conversas mantidas com o professor por meio do aplicativo WhatsApp. Ela ainda pontuou que o professor estaria assediando outras alunas e teria conseguido levar duas estudantes para motéis e mantido relação com outra no banheiro da unidade de ensino, no ano de 2014. "Restando evidenciada a extrema gravidade dos episódios noticiados, bem como comprovada de forma veemente a presença dos indícios de autoria e prova da materialidade delitiva dos pretensos delitos noticiados, representei pela prisão temporária (30 dias) do professor", disse o delegado.

A ordem de prisão foi decretada pela 14ª Vara Criminal na segunda-feira (29) e cumprida nesta manhã, na casa do suspeito, no bairro CPA IV, em Cuiabá.

O suspeito foi ouvido informalmente e confessou que manteve relações sexuais com uma aluna adolescente e também trocou beijos com outra aluna menor de idade, mas salientou que os episódios teriam ocorrido em razão de interesse mútuo e não em troca de notas altas.

Nos próximos dias todas as alunas do suspeito serão notificadas para comparecer na Delegacia e prestar esclarecimentos no inquérito policial.

O professor poderá ser indiciado por crime de exploração sexual de adolescente em continuidade delitiva. Ele já foi encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá.