Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 01 de Julho de 2025

Menu

Mato Grosso

Sema apreende 629,5 kg de pescado impróprio para consumo

Os peixes são das espécies de Jau e Caparari, fiscais aplicaram R$ 15,5 mil em multa

Polícia | 07 de Novembro de 2019 as 08h 47min
Fonte: Redação com assessoria

Equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aprendeu 629,5 quilos de pescados nesta segunda-feira (04.11), no município de Rondonópolis MT. A Operação foi realizada em parceria com a 2º Companhia Ambiental Sul de Rondonópolis. 

Os peixes são das espécies de Jau e Caparari, foram encontrados sem documentação de origem e descaracterizados, alguns sem cabeça e outros cortados em postas de filé. Além do pescado, três freezers foram apreendidos.

Fiscais aplicaram multa no valor de R$ 15,5 mil e o pescado foi destinado para o aterro sanitário municipal de Rondonópolis, pois estavam impróprios para consumo humano, conforme atestado da Vigilância Sanitária Municipal de Rondonópolis. 

Piracema

O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso iniciou no dia 1º de outubro e segue até dia 31 de janeiro de 2020. A proibição à pesca, tanto amadora como profissional, abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Neste período é permitida apena a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.

Os estabelecimentos que comercializam peixe tiveram que declarar o estoque existente até o dia 02 de novembro. A regra vale para peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares.

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838 ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.