Boa noite, Segunda Feira 10 de Dezembro de 2018
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Usina se compromete a fazer um balneário e um centro de apoio ao pescador

GC Notícias | 03/10/2018 11:18

Estrutura servirá de ponto turístico e fortalecerá o mercado do peixe

Os diretores da UHE Sinop e a representante da colônia de pescadores Z-16 assinaram na última sexta-feira (28), um termo de compromisso entre as partes. O documento trata dos procedimentos e do cronograma para instalação de um balneário e um centro de apoio ao pescador ás margens do Rio Teles Pires.

A estrutura faz parte das compensações para mitigação do impacto gerado pela Usina Hidrelétrica. A instalação de um balneário de lazer e um centro de apoio ao pescador já estava previsto no plano de compensações do empreendimento. A assinatura do Termo reafirma o compromisso e norteia o processo de instalação.

De acordo com as informações da assessoria da UHE Sinop, o Balneário e Centro de Apoio ao Pescador serão implantados na margem do Rio Teles Pires, cerca de 20 km de Sinop, próximo a antiga ponte do Machado, derrubada pela UHE. O complexo terá 3,6 mil m² de área construída em um espaço de quase 4 hectares.

O balneário terá restaurante, piscinas, quiosques, sanitários, mirante, minicampo de futebol, playground e redário. Já o bloco para apoio aos pescadores terá despensa para equipamentos e materiais, área de recepção e limpeza do pescado, fábrica de gelo, câmaras frias, box para comercialização de pescado, embalagem dos produtos, tanque para iscas vivas, minhocário, mini oficina de manutenção de barcos e equipamentos, além de uma casa para zeladoria. O novo espaço será mais uma opção de turismo e lazer para os turistas e moradores da região.

Para a representante da colônia de pescadores, Julita Burko Duleba, o termo efetiva a promessa da UHE Sinop. “A formalização desses compromissos é muito importante para nós. O documento serviu para que as pessoas passassem a acreditar que realmente o Empreendimento vai cumprir o que prometeu”, declarou.

De acordo com o diretor presidente da Sinop Energia, Jean-Christophe Delvallet, várias reuniões foram realizadas com os pescadores da Colônia Z-16, com o objetivo de desenhar o projeto do Balneário e Centro de Apoio ao Pescador. “Chegamos a um ponto que o projeto executivo ficasse ótimo para a colônia, assim os pescadores poderão trabalhar com qualidade”, completou.

Ainda não há uma previsão de quanto a UHE Sinop investirá na estrutura nem o prazo para conclusão.

Fonte: Redação