Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Advogado aponta vícios na pesquisa eleitoral

Coligação pede a suspensão de pesquisa alegando fraude e manipulação de resultados

Política | 30 de Setembro de 2016 as 17h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

Nova Santa Helena: eleição acirrada |

Uma pesquisa duvidosa, com indícios de fraude e manipulação de resultados, está distorcendo o processo eleitoral no município de Nova Santa Helena (120km de Sinop). É o que sustenta o advogado João Guedes Carrara, da Coligação Nova Santa Helena, É Pra Frente Que se Anda. O advogado ingressou com um pedido de suspensão da pesquisa com o número de registro MT-03481/2016, que vem sendo exaustivamente divulgada na cidade. A pesquisa foi realizada no dia 20 de setembro pelo Instituto MGS MARKETING & DADOS e foi encomendada por um site de notícias da região.

De acordo com o advogado, o resultado da pesquisa não corresponde as demais amostragens encomendadas pela coligação, feitas para consumo interno. Esse foi o ponto que levou a coligação a questionar a forma como a pesquisa foi feita.

O Instituto MGS Marketing, autor da pesquisa, teve a divulgação de uma pesquisa no município de Juara suspensa por não respeitar o artigo 3° da Resolução TSE nº 23.453. Para o advogado, os mesmos erros foram cometidos na pesquisa feita em Nova Santa Helena. “Nota-se no questionário da pesquisa que o instituto só lançou o nome de um dos candidatos na modalidade espontânea, deixando de constar os outros dois”, relata o advogado na ação.

As pesquisas “espontâneas” não devem trazer nenhum nome de candidatos. Na modalidade estimulada – essa sim deve apresentar o nome de todos os candidatos - o Instituto deixou de fora um dos candidatos. “Salienta-se que isso evidência ainda mais a tentativa de fraude na dita pesquisa”, alega o advogado.

De acordo com o artigo 3º da Resolução nº 23.453 do TSE, a partir do dia 18 de agosto de 2016, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas, mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Para que uma pesquisa supostamente fraudulenta não influencie ainda mais o processo eleitoral no município, o advogado pede urgência no julgamento da ação, com imediata suspensão da divulgação e aplicação de multa em caso de descumprimento.

Nova Santa Helena possui cerca de 3,5 mil habitantes de acordo com o IBGE. No município a eleição está sendo polarizada pelos candidatos Roque Carrara (PMDB) e Terezinha Guedes (DEM).