Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Fraquejou

Após críticas de FHC, Leitão retira projeto que altera regras do trabalho rural

Proposta do tucano previa o pagamento de trabalhadores do campo com casa e comida

Política | 09 de Maio de 2017 as 16h 08min
Fonte: Redação com RDNews

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) pediu ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a suspensão da tramitação do projeto de lei 6442/2016, que institui normas reguladoras do trabalho rural. “Vamos debater, esclarecer e corrigir qualquer interpretação diferente da intenção proposta, bem como para que possamos incorporar ao texto as boas sugestões que forem apresentadas”, afirma o deputado por meio de nota publicada no facebook.

O projeto cunhado por Leitão foi criticado em todo território nacional e não passou impune nem mesmo pelos seus correligionários. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em entrevista à Folha de São Paulo, classificou como “loucura” a proposta de Leitão.

O texto, considerado como filhote da reforma trabalhista, trata especificamente dos direitos dos trabalhadores rurais e anula pontos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O projeto tem 192 artigos, mas o 3º, proposto por Leitão, foi um dos que chamaram mais atenção. Isso porque possibilita ao trabalhador rural a receber "remuneração de qualquer espécie”.

Na prática, significa que o empregador no campo poderá pagar os trabalhadores com habitação ou comida e não com salário. O pagamento também poderá ser feito com parte da produção e concessão de terras. Essa alteração no texto legal apagaria uma das maiores manchas do setor produtivo, o chamado “trabalho análogo ao escravo”.

Leitão negou qualquer tipo de “escravidão no campo”, e afirma que as pessoas estavam distorcendo o seu projeto. Segundo ele, a mensagem traz segurança jurídica e também moderniza as relações do trabalho rural.

Com a retirada, Leitão propõe a criação de uma Comissão no plenário da Câmara para debater com os mais variados segmentos da sociedade, inclusive, os mais críticos. “Reafirmo que a intenção é tornar a lei autoaplicável, dando segurança jurídica para todas as partes envolvidas, mas principalmente modernizando, garantindo e formalizando os direitos dos trabalhadores rurais”, salienta.