Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Gleba Mercedes

Assentamento em Sinop é o primeiro no Brasil a ser regularizado pelo Incra

Mato Grosso é o único no Brasil a ser contemplado com titularidade de terras em 2016

Política | 19 de Julho de 2016 as 14h 51min
Fonte: Redação com assessoria

 

O deputado estadual, Silvano Amaral (PMDB) anunciou que a Gleba Mercedes, em Sinop, receberá a titularidade definitiva da área com mais de 7 mil hectares ainda esse ano. De acordo com o parlamentar, este é um sonho antigo da população. A Gleba Mercedes é a primeira área no Brasil à ser contemplada com a regularização fundiária, esse ano.

Mato Grosso é o único estado brasileiro a ser beneficiado com a titularidade em 2016. Esse ano, apenas três assentamentos, receberão títulos definitivos. No País, pelo menos 13 mil assentamentos aguardam regularização de terras.

Segundo Silvano, centenas de produtores rurais que residem na gleba sofrem com a falta de estrutura. “Nada se faz na Gleba Mercedes sem o registro definitivo dos lotes. Para se ter uma ideia,  o produtor da Mercedes, hoje, não consegue obter uma linha de crédito junto ao governo federal e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)e tudo isso, porque nenhuma família possui registro da área”, ressaltou o peemedebista.

“Apesar de todas as dificuldades, idas e vindas ao Incra nacional e regional, valeu a pena. Sabemos da luta de cada trabalhador e me solidarizo com os que sobrevivem especialmente do que produz”,  observou o deputado que, desde à época em que ocupava o cargo de secretário de Governo em Sinop já acompanhava de perto o caso da Gleba Mercedes.

O deputado destaca ainda, que a regularização fundiária é primordial aos assentados atingidos pela Usina Hidrelétrica de Energia (UHE), que para serem indenizados precisam do titulo definitivo para negociarem com a empresa responsável pela Companhia Energética Sinop (CES).