Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Assunção quer inaugurar uma nova fase da política

Pré-candidato aposta na postura conciliadora para unir lideranças e pensar o futuro de Sinop

Política | 04 de Julho de 2016 as 11h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

Fernando Assunção: |

Como candidato, Fernando Assunção ingressou na política com o slogan “Novas Ideias, novos ideais”. O mote da campanha de 2008, emoldurado na entrada do gabinete do vereador, continua atual após 6 anos. Na eleição de 2016, Assunção apresenta uma nova ideia e um novo ideal para o cenário político de Sinop: ser o candidato dos eleitores que procuram uma nova forma de fazer política.

Assunção recebeu a reportagem do GC Notícias em seu gabinete na tarde do dia 29 de junho. Na recepção uma fila de pessoas aguardava para falar com o vereador que interrompeu a entrevista por duas vezes para despachar com a assessoria jurídica da Câmara. Em seu segundo mandato, Fernando é o remanescente do PSDB no poder legislativo que no início dos anos 2000 chegou a contar com 6 cadeiras na casa de leis. Embora seja o único tucano no plenário municipal, Assunção nunca foi um opositor ferrenho. Críticas moderadas, postura de conciliação e sem discursos exaltados – ferramenta que ajudou a construir os últimos líderes políticos da cidade de Sinop. A oposição de Fernando é feita com outros expedientes, como requerimentos, sua presença nas mais importantes CPI’s da Câmara e as denúncias que frequentemente encaminha ao Ministério Público. “Às vezes existe uma cobrança, dos partidários, por uma postura de embate, mas o meu perfil é de moderador, de quem busca uma política de resultados”, comentou o vereador.

Essa linha de atuação acabou conduzindo Assunção ao posto de pré-candidato a prefeito do PSDB. O partido, que conta com lideranças expressivas em seu quadro, como do ex-deputado Dilceu Dal’Bosco, o ex-prefeito Antônio Contini e o presidente da OAB de Sinop, Felipe Guerra, acabou escolhendo Fernando Assunção para o pleito de 2016.

As articulações do deputado Federal, Nilson Leitão e do governador Pedro Taques – principais ícones do PSDB – ajudaram, mas segundo Fernando, o embrião do seu projeto político é outro. “Estou no PSDB desde 1998 e acabei ajudando a construir todas as fases do partido. Cresci politicamente com o PSDB e as pessoas que fazem parte desse grupo. Mas quando começamos a desenhar um projeto para 2016, ouvimos muitas pessoas que não são filiadas, que não possuem uma identificação política, mas que querem um novo modelo de gestão para Sinop”, explicou Assunção.

O nome do pré-candidato acabou se firmando devido ao trabalho de união desempenhado nas bases. Para Assunção, o próximo prefeito de Sinop precisa ser uma liderança capaz de pesar as diversidades da cidade, com maturidade política para sentar e conversar com todos, sem distinção ou revanchismos. “Esse é o perfil político que a população tem cobrado nas ruas, alguém que adote uma postura madura e que promova a união para encontrar as soluções para os problemas que existem”, argumenta o vereador.

União que Assunção já está buscando. O pré-candidato não escondeu a vontade de atrair para o projeto do PSDB o vereador Dalton Martini (PP), que anunciou recentemente sua pré-candidatura a prefeito, inaugurando uma terceira via no cenário local. Para Assunção, as posições apresentadas por Dalton compartilham de ideais semelhantes aos do PSDB para Sinop. “A minha expectativa é de que possamos fazer composições, ouvindo nossas lideranças para definir um projeto maior para Sinop”, revela Assunção.

O pré-candidato tem um mês para conseguir atrair Dalton e seu grupo para o projeto ou então ceder sua vaga – o que para Assunção é algo pouco provável de acontecer.

 

Ideias e ideais

Para Assunção, o próximo prefeito de Sinop precisa começar sua gestão com um diálogo aberto e claro junto aos servidores municipais. O pré-candidato vê como vital que o funcionalismo público compreenda e partilhe do projeto político que o prefeito eleito pretende implantar.

Fernando também vê como prioridade sentar com o Codesin (Conselho de Desenvolvimento de Sinop), entidade que reúne 22 associações de classe do município. “Essas entidades de classe nos ajudarão a olhar para frente e enxergar a nova fase da cidade de Sinop”, afirmou o pré-candidato.

Assunção quer ser um prefeito que fale de “futuro”. Na sua percepção, a secretaria de Indústria e Comércio do município deve ter uma atuação mais proativa, apresentando Sinop de forma grandiosa e próspera para o mundo. “Seu Ênio [Pipino] fez isso em 1974, levou Sinop para o mundo com toda a dificuldade de comunicação que existia. Precisamos retomar isso”, ressaltou.

Assunção considera fundamental Sinop abrir mercados com o eixo Rio-São Paulo e também com o Mercosul. Motivar a economia, na visão do vereador, é uma obrigação do poder público e a forma mais fácil de gerar segurança e qualidade de vida para a população. “Precisamos falar de inovação, agregar valor as nossas potencialidades, ajudar a promover o desenvolvimento econômico. Com isso geraremos emprego, renda e qualidade de vida. Existem várias formas de fazer isso e interesses dessas regiões em investir aqui. Falta apenas gestão para isso”, afirma Assunção, citando o parque de Desenvolvimento Tecnológico de Ribeirão Preto (SP), administrado pela USP (Universidade de São Paulo). “Eles tem interesse em Sinop”, completou.

O pré-candidato também vê a necessidade de diminuir o tamanho da máquina pública e otimizar recursos. Assunção cita a necessidade de rever algumas secretarias da prefeitura e reordenar os gastos que o município tem com a locação de imóveis. “Talvez seja possível fundir órgãos, compartilhar esses espaços físicos, adensando os serviços e reduzindo custos”, comentou.

Na saúde Assunção vê a necessidade de investir nos atendimentos das especialidades médicas, a chamada “saúde de meio”. “Existe demora no atendimento e falta de especialidades. Precisamos fazer concurso e chamar os servidores. O problema é conhecido, é antigo e precisa ser resolvido”, ponderou.

Para o déficit da educação infantil – um dos maiores problemas de Sinop – Assunção tem uma “ideia” promissora. Em 2 anos o município precisará abrir 4,5 mil novas vagas nas creches municipais, algo inalcançável para a prefeitura. “Teremos que fazer um pacto com a sociedade civil e buscar corrigir essa demanda. Minha proposta é fazer uma equipe multidisciplinar e estabelecer parcerias com entidades. Dessa forma podemos fazer pequenas creches, que funcionam em parceria com a iniciativa privada, que atenderão a população com segurança e receberão para isso através de convênios”, sugeriu Assunção. O modelo, chamado de “Casas Amigas”, já funciona em Lucas do Rio Verde.

 

Perfil

Fernando Assunção é bacharel em Direito, formado pela primeira turma da UNICEN Sinop, graduando em marketing, com cursos na FGV, Cesumar, Sebrae, TCE e CGU. Católico, é casado há 21 anos com Niuzete, juntos possuem dois filhos, Ana Luna e Heitor José. Fernando Assunção nascido em dia 24 de novembro de 1975, na cidade de São José dos Campos/SP. É filho do Bancário e Advogado José de Jesus Assunção e da Pecuarista Maria Aparecida de Oliveira Lopes Assunção, tem dois irmãos, Flávia e Cristiano. Em 1991 veio para Sinop, foi estudante na escola Oesp (CAD) e do Colégio estadual Nilza de Oliveira Pipino.

Aos 17 anos montou sua primeira empresa (Garden) e atuou como empresário e promotor de eventos da cidade até 2006. Sua militância partidária tem inicio em 1998, pelo PSDB, sendo voluntário na coordenação da campanha do candidato a Deputado Estadual Nilson Leitão. Em 1999 associou-se a Ki Legal Festas e Eventos, passando a trabalhar pela expansão da empresa. Em 2001 participou da criação da CDL Jovem onde atuou como presidente até 2005 quando passou a ser diretor da CDL Sinop.

Em 2005 foi convidado pelo prefeito Nilson Leitão para ser coordenador de cultura do município. Em 2008 foi eleito vereador pelo PSDB e em 2012 foi reeleito.