Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Ranking de presença

Bezerra e Leitão são os deputados mais faltosos de Mato Grosso

Valtenir Pereira e Vitório Galloi são os mais ativos nas comissões da Câmara Federal

Política | 04 de Agosto de 2015 as 16h 14min
Fonte: Jamerson Miléski

O deputado federal mais experiente de Mato Grosso e o deputado federal mais votado de Mato Grosso são os que mais faltaram às sessões em 2015. No primeiro semestre do ano a Câmara Federal realizou 67 sessões. Em 23 delas Carlos Bezerra (PMDB), não estava presente. O mais votado do Estado é o segundo em número de faltas. Nilson Leitão (PSDB), não compareceu a 12 sessões.

Bezerra, o mais experiente deputado de Mato Grosso em atividade, compareceu a 65,7% das sessões. E justificou 16 faltas e outras 7 ausências não foram justificadas.

Leitão esteve presente em 81% das sessões. Das suas 12 faltas, 7 foram justificadas.

Em terceiro deputado menos assíduo é Ságuas Moraes (PT), com 6 ausências, todas justificadas. Adilton Sachetti (PSB) teve 4 faltas, Ezequiel Fonseca (PP) 3 faltas, Fábio Garcia (PSB), 2 faltas e Valtenir Pereira (PROS) uma falta.

Vitório Galli (PSC) foi o único com 100% de presença em plenário. As informações são do site da Câmara Federal.

 

Comissões

Além da presença nas sessões, onde são discutidos e votados os projetos que dão rumo ao país, cabe aos deputados também o trabalho de bastidor, nas comissões permanentes ou especiais, que fazem a análise, deliberação e discussão com a sociedade dos projetos que irão virar leis. Nesse caso, é possível identificar que o deputado federal Valtenir Pereira é o parlamentar mais atuante de Mato Grosso. As comissões das quais Valtenir faz parte realizaram 234 reuniões no primeiro semestre de 2015. E Valtenir compareceu em todas. Se o ano legislativo tivesse iniciado em 1º de janeiro, significaria uma média de 1,3 reunião por dia, sem cortar domingos e feriados.

Victorio Galli, além da assiduidade no plenário, também é bastante atuante nos bastidores. As comissões das quais faz parte realizaram 218 reuniões e ele esteve presente em 217 (99,5% de presença).

As comissões das quais Ezequiel Fonseca faz parte promoveram 146 reuniões. Ele esteve presente em 113 (77,4% de presença). Adilton Sachetti vem na sequencia com 118 reuniões se fazendo presente em 113 (95,8% de presença).

O mais jovem deputado do Estado, Fábio Garcia, compareceu em 79 reuniões das 95 para qual foi convocado (83,2% de presença).

O deputado federal por Sinop esteve presente em 75 reuniões, de um total de 98 promovidas pelas comissões dais quais faz parte. Isso representa 76,5% de presença. Média que só não é pior que a de Ságuas Moraes e de Bezerra. O único deputado do PT no Estado teve apenas 67 reuniões para participar em 2015, mas ainda assim foi em apenas 43 (64,2% de presença).

Cruzando a assiduidade de Bezerra com sua presença nas comissões, é possível afirmar que está na hora do veterano se aposentar. O peemedebista teve apenas 58 reuniões para participar, mas se fez presente em 17. Média de 29,3% de presença.