Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Câmara define membros da CPI do Nepotismo

Investigação de parentes nomeados para cargos públicos será concluída em 2020

Política | 03 de Dezembro de 2019 as 09h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

A Câmara de Sinop definiu na sessão ordinária de ontem, segunda-feira (2), os vereadores que irão compor a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada para apurar a existência de nepotismo na gestão pública do município.

Foram nomeador para compor a comissão os vereadores Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP), Joaninha (MDB), Ícaro Severo (PSDB), e Billy Dal’Bosco (PL). Todos os partidos foram contemplados na formação da CPI, respeitando a proporcionalidade estabelecida por lei. Cabe aos membros eleger, entre si, quem será o presidente e o relator da comissão.

Os vereadores terão prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para encerrar a CPI. Com isso a comissão irá atravessar o recesso legislativo do final de ano e concluir os trabalhos apenas em 2020. Essa será a 6ª CPI instaurada nessa legislatura.

O pedido de abertura da CPI do Nepotismo foi apresentado pelo vereador Adenilson Rocha (PSDB), com assinatura de outros 6 vereadores.

A comissão produzirá um relatório final que deverá ser encaminhado ao Ministério Público, para que tome as medidas legais cabíveis.

A prática de “empregar parentes” é recriminada pela súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que veta expressamente o nepotismo na gestão pública.

A Câmara possui cerca de 20 cargos em comissão, que a rigor são nomeados politicamente, cabendo a definição final ao presidente do legislativo. Na prefeitura os cargos comissionados giram em torno de 450.