Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Câmara fará nova eleição das comissões hoje

Legislativo cumpre ordem do juiz após liminar ser negada pelo TJ

Política | 25 de Fevereiro de 2019 as 11h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

A Câmara de vereadores de Sinop vai seguir o calendário legislativo e realizar a sessão ordinária marcada para hoje, segunda-feira (25), às 18h. Seguindo a decisão liminar expedida pelo juiz da 6ª vara da comarca de Sinop, Mirko Gianotte, na última terça-feira (19), os vereadores vão fazer na sessão de hoje uma nova eleição para as comissões permanentes.

A informação é do presidente da Câmara, Remídio Kuntz (PR). Ele conversou há instantes com a reportagem do GC Notícias dizendo que realizará a nova eleição, seguindo a determinação da justiça. Segundo ele, a Câmara recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, solicitando uma decisão liminar para anular a ordem em primeira instância. O TJ indeferiu o pedido, embora ainda não tenha julgado o mérito do recurso. “Seguindo o que determinou a justiça, faremos a eleição hoje”, declarou o presidente.

Segundo ele, as conversas entre os vereadores já estão adiantadas e deve ocorrer um entendimento – diferente da sessão do dia 4 de fevereiro, quando as comissões permanentes foram eleitas mediante grande disputa. “O que vai mudar é que não haverá candidatos da mesa diretora, algo que existe na câmara há 10 anos. Até então, apenas o presidente e o secretário não integravam as comissões. Agora o entendimento da justiça foi diferente”, informou Remídio.

Na eleição dessa segunda-feira estarão em votação 21 cargos de 7 comissões permanentes da Câmara. Cada comissão, originalmente, possui um presidente, um relator e um membro. Cabe a cada comissão avaliar os projetos de lei e emitir os pareceres, para que então o projeto seja encaminhado para votação. As comissões mais importantes da Câmara são a de Justiça e Redação – que avalia a legalidade do que está sendo proposto – e a de Finanças e Orçamento – que atesta a legalidade fiscal da proposição. As demais são comissões temáticas, como de saúde, educação, obras e outros.

Para entender porque a primeira eleição foi anulada, basta clicar aqui.