Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Câncer tira Dilceu Dal’Bosco da eleição para prefeito

Nome mais consolidado do PSDB de Sinop recua para cuidar da saúde

Política | 29 de Março de 2016 as 11h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

O ex-deputado e empresário, Dilceu Dal’Bosco não disputará a eleição municipal de 2016. Ele oficializou na manhã desta terça-feira (29), a retirada da sua pré-candidatura a prefeito de Sinop. Com isso o PSDB de Sinop deixa de contar com um dos nomes mais consolidados para a disputa.

A decisão foi anunciada durante entrevista coletiva convocada pelo ex-deputado. Na presença de demais lideranças do PSDB Dilceu externou sua posição, demonstrando que deixa a disputa, mas permanece no grupo político do qual pertence desde o final da década de 90.

A desistência de Dilceu está diretamente relacionada a sua saúde. Com um câncer diagnosticado em 2013, o ex-deputado já passou por duas cirurgias. No ano passado concluiu um tratamento de radioterapia, porém os exames mais recentes mostraram que seu quadro ainda inspira cuidados. “Minha saúde não permite que eu seja candidato”, pontou Dilceu. “[o câncer] é uma doença que mexe com o psicológico da gente. Não estou debilitado ou doente. Tenho uma vida normal, só não posso enfrentar o desgaste de uma candidatura, que exige total envolvimento e dedicação”, completou o ex-deputado.

Na próxima semana Dilceu inicia uma nova fase do seu tratamento. Mesmo com a sua candidatura descartada, o peessedebista pretende acompanhar as eleições de 2016, como uma espécie de “guru político”, emprestando sua experiência para mediar conflitos e aconselhar os pretensos candidatos do grupo.

O presidente do PSDB, Cleyton Laurindo, declarou que o partido sente a decisão de Dilceu, mas compreende sua posição. A sigla passa a trabalhar com os pré-candidatos a prefeito Fernando Assunção (vereador de Sinop), e Antônio Contini (ex-prefeito e empresário, dono da Aço Metal). O grupo ainda considera a pré-candidatura de Dilmar Dal’Bosco (DEM), irmão de Dilceu, que não vinha sendo cotado justamente para dar preferência ao projeto já desencadeado na família.

 

O grupo de Taques em Sinop

Ao anunciar o seu afastamento, Dilceu abre mão de ser o candidato do grupo político que tem como sua principal esfinge o governador Pedro Taques (PSDB) – e que deve polarizar as eleições de Sinop em 2016. Nessa prévia aliança estão o PSDB, DEM, PSB, PSD, PPS, PTB e PP – este último que compõe a base aliada do grupo do atual prefeito Juarez Costa (PMDB), antagônico ao grupo de Taques, que também tem seu pré-candidato, o vereador Dalton Martini (PP).

Conforme o presidente do PSDB, Cleyton Laurindo, o grupo tem 3 pré-candidatos anunciados: Fernando Assunção, Antonio Contini e Dilmar Dal’Bosco. O recém chegado ao PSDB, o deputado estadual Baiano Filho, não figura entre os nomes do grupo. “Ele declarou que não tem pretensão de disputar a eleição municipal”, declarou Laurindo.

Quanto ao nome do advogado e presidente da OAB, Felipe Guerra, convidado para compor as fileiras do PSDB, Laurindo explica que ainda não há uma definição. “Ele já faz parte do nosso grupo. Caso declare seu desejo de disputar a eleição municipal, colocaremos seu nome para apreciação no grupo”, afirma o presidente do PSDB.

O mesmo vale para qualquer liderança em potencial. Laurindo disse que “as portas não estão fechadas”, citando que o prazo final para as filiações encerra em 2 de abril.

Ou seja, restam 4 dias para quem tem pretende ocupar o espaço deixado por Dilceu.