Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Comissão das águas começa investigação pelo Procon

Vereadores se reúnem com o órgão de defesa do consumidor na próxima quinta-feira

Política | 13 de Setembro de 2016 as 11h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

Roger Schallemberger: Câmara irá lançar uma licitação para contratar a assessoria de um especialista |

A comissão da Câmara de vereadores de Sinop, criada para investigar as reclamações referentes ao aumento das contas de água, começará seu trabalho pelos órgãos municipais. Na próxima quinta-feira (15), os vereadores irão se reunir com o diretor do Procon de Sinop. O objetivo é apurar as queixas formalizadas pelos consumidores junto ao órgão, analisando a quantidade de reclamações bem como os principais problemas relatados contra a Águas de Sinop – empresa detentora da concessão do serviço de água e esgoto no município.

De acordo com Camila Mendes, diretora do Procon de Sinop, a Águas de Sinop acumula 82 reclamações formais (processos abertos), no ano de 2016 - média de 9,1 processos por mês. A diretora informou que as concessionárias de serviços (água, luz e telefone), são as empresas que mais acumulam queixas no órgão de defesa do consumidor.

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário da Câmara e como os demais trabalhos da comissão, é aberta ao público. No mesmo dia os vereadores irão interrogar o diretor da Ager (Agência Reguladora de Sinop), Almiro José Muller. A intenção é questionar a Agência sobre o trabalho de fiscalização e regulação da empresa que presta o serviço.

Segundo o presidente interino da Câmara de Sinop, Roger Schallemberger (PR), a assessoria jurídica da Câmara está estudando uma forma de contratar a assessoria técnica de um engenheiro hidrossanitário, que possua conhecimento específico sobre o tema para orientar os vereadores que compõem a comissão. Esse foi um pedido do vereador Edilson Rocha Ribeiro, Ticola (PMDB), que alegou ter dificuldade para compreender as explicações “técnicas” dos diretores da Águas de Sinop. Segundo Roger, uma licitação deve ser lançada para contratar a assessoria de um especialista, assim como ocorreu na CPI dos Alugueis.

A licitação deve demorar pelo menos 45 dias e jogar qualquer fechamento da comissão para depois das eleições. Cada vereador possui uma verba de natureza indenizatória, no valor de R$ 5 mil mensais, depositados diretamente em sua conta. Os vereadores recebem esse recurso para custear despesas de gabinete, material de expediente e contratar projetos ou assessorias. No caso da Comissão das Águas (assim como nas demais CPI’s), os vereadores esperam que a Câmara pague a assessoria fornecida por especialistas, sem tocar nos R$ 5 mil da verba indenizatória.