Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Comissão de vereadores irá apurar situação do Hospital Regional

Atrasos de salários e vales alimentação serão averiguados pelos vereadores

Política | 07 de Junho de 2016 as 17h 16min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma sequência de queixas recebidas pelos vereadores de Sinop motivou a Câmara municipal a formar uma comissão especial para apurar o desrespeito às normas trabalhistas no Hospital Regional de Sinop. A Comissão tem caráter provisório, foi instituída na sessão desta segunda-feira (6) e tem como membros os vereadores: Dalton Martini (PP), Francisco Specian (PMDB), Júlio Dias (DEM), Fernando Assunção (PSDB) e Fernando Brandão (PR). O presidente e o relator da comissão serão definidos entre os membros.

A comissão foi solicitada pelo vereador Edilson Rocha Ribeiro, Ticola (PMDB), mas as denúncias mais contundentes que levaram a ela foram proferidas por Brandão. O vereador do PR disse em tribuna que recebeu mais de 10 cartas de funcionários do Hospital relatando atrasos no pagamento de salários e dos vale alimentação. Conforme Brandão, os servidores do Regional narram que estão começando a receber o salário relativo ao mês de abril agora, em junho. Já o vale alimentação, um benefício de R$ 160,00 por mês, está atrasado desde janeiro. “Também existem relatos de funcionários com duas férias vencidas que não conseguem tirar e denúncia de que o FGTS não é recolhido há mais de um ano”, pontuou Brandão. Segundo o vereador, muitos servidores tem medo de retaliações por parte da gestão, por isso mantem-se no anonimato.

O assunto também foi comentado por Nevaldir Graf, Ticha (PMDB), que fez um contraponto entre o que o governo do estado prega e o que ele faz. “O governo não recolhe o FGTS dos servidores do Hospital e quer cobrar imposto da soja, dobrar o Fethab e aumentar o ICMS das empresas. É um contrassenso”, pontuou Ticha.

A comissão terá a função de averiguar a situação dos repasses do governo do Estado para a Fundação de Saúde Comunitária Sinop (Santo Antônio), que administra o Hospital estão ocorrendo conforme o acordado em contrato. Também será apurado o respeito aos diretos trabalhistas dos servidores e a forma como é realizado o pagamento dos salários. A preocupação é de que a negligência com o funcionalismo do Hospital desmotive os profissionais da saúde, causando reflexos negativos no atendimento público.