Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Convenções confirmam candidaturas em Sinop

Situação e oposição apresentam seus candidatos oficiais. Frente Alternativa anuncia na quarta-feira

Política | 01 de Agosto de 2016 as 15h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

No mesmo dia e no mesmo horário, os dois grupos políticos tradicionais de Sinop apresentaram seus candidatos a prefeito, vice e possíveis vereadores para o pleito de 2016. As convenções do grupo de situação e da oposição foram realizadas no sábado (30), as 19h, faltando 6 dias para o prazo final estipulado pela lei eleitoral.

Na situação a surpresa ficou por conta do escolha para o cargo de vice-prefeito. Rosana Martinelli (PR), já vinha sendo trabalhada pelo grupo como a candidata a prefeita há mais de 4 meses e, por ser a atual vice-prefeita de Juarez Costa (PMDB), acabou se estabelecendo com a sucessora natural do gestor. Já o vice foi escolhido na noite anterior. Os nomes mais consolidados para assumir o posto eram dos vereadores Mauro Garcia e Nevaldir Graf (Ticha), ambos do PMDB. Nenhum dos dois conseguiu emplacar seu nome com unidade dentro do partido. O apresentador da TV Capital, Gilson de Oliveira, que vinha se preparando para disputar a eleição para vereador, inclusive com bom desempenho nas primeiras pesquisas, acabou sendo o nome indicado pelo PMDB para a composição.

Na convenção também foram apresentados os partidos aliados, que darão sustentação a candidatura de Rosana e Gilson. A princípio a coligação é formada por PR, PMDB, PTB, PMB, PMN, PV, PTC, PROS, PTN e PC do B. O PT, que realizou sua convenção no domingo, também deve estar nessa aliança, que projeta lançar 59 candidatos a vereador.

No grupo de oposição, a convenção referendou a troca do candidato a majoritária que aconteceu no dia anterior. O vereador Fernando Assunção (PSDB), que era o nome trabalhado pelo grupo desde maio, recuou e será o candidato a vice. A chapa será encabeçada pelo empresário e ex-deputado federal, Roberto Dorner (PSD). A convenção da oposição contou com a presença do governador Pedro Taques (PSDB), e do vice, Carlos Favaro (PSD). A ênfase foi ao desprendimento de Assunção, à história de Dorner e ao “alinhamento” que a chapa representa com o governo do Estado.

O grupo da oposição é sustentado por PSDB, PSD, PSB PSC, PPS, PSDC e o PEN. Solidariedade e PSC chegaram a participar da convenção, mas anunciaram seu desligamento da aliança na segunda-feira (1).

Além dos dois grupos que polarizam a disputa eleitoral em Sinop há 16 anos, esse pleito terá uma “Frente Alternativa”, encabeçada por Dalton Martini (PP), com o apoio do senador e Ministro da Agricultura, Blairo Maggi. O grupo realiza sua convenção na próxima quarta-feira (3), na Câmara de vereadores de Sinop, das 15h às 20h. O evento deverá ser somado às convenções dos partidos aliados, que por enquanto são o PDT, PSL, PRB, PC do B, PT do B e PRTB. Solidariedade e PSC, que anunciaram apoio inicialmente à Dorner, deverão estar com Dalton.