Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Convenções definem quem serão os candidatos em Sinop

Partidos tem até a próxima sexta-feira para definir seus candidatos

Política | 29 de Julho de 2016 as 18h 31min
Fonte: Jamerson Miléski

Os partidos políticos registrados e em atividade tem até o dia 5 de agosto, próxima sexta-feira, para realizar as suas convenções partidárias. O ato público é a oportunidade das siglas discutirem e definirem de forma aberta quem serão seus candidatos, bem como as possíveis coligações.

Legalmente, os partidos podem realizar convenções desde o dia 20 de julho. Em Sinop, todas as siglas deixaram para deliberar na última semana dentro do prazo estipulado pelo calendário eleitoral. As convenções começam nesse sábado com os dois grupos políticos mais tradicionais de Sinop.

O chamado grupo de situação, composto pelos partidos que dão sustentação a administração Juarez Costa (PMDB), realizarão uma convenção “em bloco”. PMDB, PTB, PMN, PV, PMB, PTC, PROS e PTN agendaram seus eventos para este sábado, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, a partir das 15h. Às 18h, no mesmo local, inicia a convenção do PR, já com a participação dos partidos aliados, que anunciará a candidatura de Rosana Martinelli (PR), para prefeitura de Sinop.

Os partidos que integram a oposição também agendaram sua convenção para sábado (30), no mesmo horário, 18h. O evento será no Samambaia Espaço para Eventos, na Rua das Samambaias, setor industrial sul, nos fundos da TV Capital. A convenção organizada pelo PSDB deve contar com os partidos aliados, DEM, PSD e PSB, além de outras siglas que avaliam a aliança com o grupo. Os organizadores confirmam a presença do governador Pedro Taques (PSDB) e do vice, Carlos Fávaro (PSD). O evento referendará a candidatura de Roberto Dorner (PSD) à prefeito e Fernando Assunção (PSDB), vice, composição que foi anunciada previamente nessa sexta-feira.

No domingo (31), o PT realiza a sua convenção isoladamente, no auditório da CDL Sinop, às 9h. Com um sistema diferente, o PT só se posiciona após o resultado da eleição da convenção, em que todos seus filiados tem direito a voto. Até o momento o partido não trabalhou com nenhum nome para pré-candidato à prefeito.

No dia 3 de agosto, próxima quarta-feira, o PP realiza a sua convenção, na Câmara de vereadores de Sinop, das 15h às 20h. O evento deverá ser somado às convenções dos partidos aliados, que por enquanto são o PDT, PSL, PRB, PC do B, PT do B e PRTB. Chamado de “Frente Alternativa”, o grupo sustenta a candidatura de Dalton Martini (PP), à prefeito de Sinop. Ainda não há definição de vice.

O GC Notícias enviou um e-mail para todos os dirigentes partidários de Sinop solicitando as agendas das convenções para eventual cobertura e divulgação. Apenas algumas siglas responderam.