Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2018

Cúpula do MDB projeta ex-prefeito de Sinop para deputado federal

Projeto nasce com o endosso de grandes lideranças do partido no estado

Política | 20 de Fevereiro de 2018 as 15h 41min
Fonte: Jamerson Miléski

 

Se depender do MDB, a contribuição política de Juarez Costa não encerra com a gestão da prefeitura de Sinop. Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (20), a cúpula do MDB no Estado deu o start no projeto para viabilizar a candidatura do ex-prefeito de Sinop à deputado federal.

A reunião interna agrupou os principais expoentes do partido. O ex-senador e presidente do diretório estadual, Carlos Bezerra, sua esposa, a deputada Teté Bezerra, ex-senador Antero Paes de Barros, o conselheiro do TCE Antonio Joaquim, o articulador político Antônio Gois e os deputados estaduais Silvano Amaral e Janaina Riva participaram das discussões sobre a participação de Juarez Costa no próximo pleito. A opinião unânime é que Juarez é um dos melhores quadros do partido para disputar a vaga de deputado federal. “Juarez é uma das grandes reservas morais e políticas do partido. Sua candidatura à federal tem importância para toda a região norte do Estado. A grande gestão que fez como prefeito de Sinop faz com que sua candidatura seja natural, um consenso dentro do partido”, afirma Teté Bezerra.

Para Silvano Amaral, que já teve o ex-gestor como seu principal cabo eleitoral em campanhas passadas, Juarez é um dos homens mais preparados para assumir a função de deputado federal. “Ele conhece Brasília como poucos. É um político com poder de articulação, que sabe conduzir a discussão de assuntos, quando é possível avançar e quando se deve recuar. Essas são capacidades naturais de Juarez. Além disso, possui o conhecimento prático de quem já atuou no executivo. Ele sabe que projetos terão viabilidade de fato, na ponta final, lá nas prefeituras, e quais não passam de divagação”, opinou Silvano.

Para o deputado estadual, a candidatura de Juarez nasce como um projeto político robusto, com grandes chances de se viabilizar. “Não é uma candidatura de ensaio, para fazer trampolim político ou puxar votos para coligação. Pelo que fez em sua vida pública, Juarez tem chances reais de se eleger”, avalia Silvano.

Além do endosso do próprio Carlos Bezerra, o projeto de Juarez também tem o apoio de importantes expoentes na política, como Antero Paes de Barros e Antônio Joaquim.

Nascido em 1960 na cidade de Londrina (PR), Juarez Costa se consolidou como uma liderança em Sinop como locutor de rádio. No ano 2000 ingressou na vida pública, eleito como vereador de Sinop. Em 2004 se reelegeu vereador, interrompendo o mandato para disputar a eleição para deputado estadual em 2006, vencendo. A escalada projetou Juarez como uma das maiores lideranças políticas de Sinop, conduzindo-o de forma natural ao posto de candidato a prefeito dois anos depois, em 2008. Juarez venceu a eleição, foi reeleito e entregou o cargo em dezembro de 2016 com uma taxa de aprovação acima dos 80%. Nesse interim, Juarez reformou os projetos políticos de aliados, como Silvano Amaral, seu secretário de Finanças que se elegeu deputado estadual em 2014 e sua vice, Rosana Martinelli (PR), que sucedeu Juarez no cargo de prefeito em 2016.