Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Dalton Martini confirma pré-candidatura a prefeito de Sinop

Vereador atende convocação de Blairo Maggi e afirma “não sou candidato a vice”

Política | 15 de Junho de 2016 as 16h 36min
Fonte: Jamerson Miléski

A possível terceira via nas eleições municipais de Sinop foi anunciada na noite de ontem, terça-feira (14). Com um discurso firme, marcando posição, o vereador e ex-presidente da Câmara, Dalton Martini (PP), confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Sinop. “Sou pré-candidato e essa situação é irreversível”, pontuou Dalton.

O projeto político que desenha a terceira via da eleição municipal foi estimulado pelo senador licenciado, Blairo Maggi, que trocou o PR pelo PP para assumir o Ministério da Agricultura no governo de Michel Temer. Maggi esteve em Sinop participando da Exponop e durante a sua passagem se reuniu com Dalton Martini e outras lideranças do PP municipal. “Pela amizade que temos Blairo incentivou que eu apresentasse o nome para disputar a eleição, como um projeto de unidade para Sinop”, destacou o vereador. Blairo Maggi teria dito que “chegou a hora do Dalton”, referindo-se a eleição de 2016.

Essa não é a primeira vez que Maggi dá sustentação à Dalton em uma eleição. No pleito de 2004, Dalton foi o vice, na chapa que tinha Baiano Filho com candidato a prefeito de Sinop pelo grupo de Maggi, então governador do Estado. Foi derrotado pelo PSDB de Nilson Leitão, mas retornou em 2012 como candidato a vereador. Mesmo estando em partidos diferentes, Maggi apoiou Dalton. “É meu padrinho político”, referendou o vereador.

Segundo Dalton, o PP de Sinop terá autonomia para formar grupo e compor alianças com qualquer partido. A única imposição é de que ele seja o candidato a prefeito. “Esse projeto é para ter candidato a prefeito. O Dalton não será vice de ninguém”, garantiu o pré-candidato.

No pleito passado, Dalton e o PP compuseram o grupo do prefeito eleito Juarez Costa (PMDB) – que hoje trabalha o nome da vice, Rosana Martinelli (PR), para sucessão. Nos últimos dois anos o vereador foi se aproximando do grupo de oposição, apoiou a candidatura do governador Pedro Taques (PSDB) e chegou a conversar com o arco de partidos que apoia a candidatura de Fernando Assunção (PSDB), para prefeito de Sinop. Ou seja, Dalton tem trânsito nos dois lados que polarizam a política municipal.

Além da simpatia dos seus possíveis adversários, Dalton soma ao seu capital político a experiência dos primórdios da Câmara de vereadores. Foi na sua gestão como presidente que se reformulou a Lei orgânica municipal e o regimento interno. Pioneiro de Sinop, Dalton possui uma base política formada pelas lideranças mais antigas da cidade.

No PP, seu partido, estão nomes como o do ex-prefeito de Sinop, Adenir Barbosa, o ex-secretário de saúde do Estado e proprietário de uma emissora de TV, Mauri Rodrigues de Lima, e o empresário Gilmar Pavesi. Todos foram citados por Dalton como apoiadores da sua candidatura a prefeito.

Em seu mandato atual de vereador, Dalton foi presidente da Câmara nos dois primeiros anos (2013-2014), passagem marcada pela implantação da Verba de Natureza Indenizatória, que extinguiu as diárias na Casa de Leis, mas em contrapartida estabeleceu o pagamento mensal de R$ 5 mil por vereador sem a necessidade de prestar contas.

 

O cenário político

A eleição municipal de Sinop rumava para a polarização. A empresária e vice-prefeita, Rosana Martinelli (PR), é a pré-candidata pelo grupo do atual prefeito, Juarez Costa (PMDB). Nesse arco de alianças estão o PMDB, PR, PT, PV, PROS, Solidariedade, PV e PMB.

Do outro lado, na oposição, estão os partidos alinhados com o grupo do Governador Pedro Taques (PSDB) e do ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão. Após a retirada das pré-candidaturas do presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, do ex-deputado Dilceu Dal’Bosco e do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), o nome mais cotado para encabeçar o grupo é o do vereador Fernando Assunção (PSDB). O projeto político conta com os partidos PSDB, DEM, PTB, PPS, PSC, PSD, PSB e PRB.

O anúncio de Dalton Martini traz um terceiro e adormecido grupo de volta ao cenário, o do senador Blairo Maggi. Nas últimas duas eleições municipais o mega produtor de soja e ex-governador esteve com o prefeito Juarez Costa. A candidatura de Dalton passa pelo projeto de reestruturação das bases políticas de Blairo.

O PDT também anunciou que terá pré-candidato a prefeito, mas ainda não definiu quem. O partido opera com 4 possíveis nomes, tendo como grande guru político o deputado estadual Zeca Viana.

Por fim, o cenário de Sinop no pleito de 2016 conta com a pré-candidatura de Ari Daher pelo PHS.