Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

DEM estará com Juarez na eleição de 2020

Rivais históricos em Sinop, DEM e MDB sinalizam aliança para o pleito municipal

Política | 24 de Janeiro de 2020 as 15h 46min
Fonte: Jamerson Miléski

A aliança entre DEM e MDB na eleição de 2018, que colocou Juarez Costa e Dilmar Dal’Bosco no mesmo palanque, deve ser reeditada em 2020. O que surgiu como imposição dos diretórios estaduais acabou se revelando uma parceria com afinidades políticas.

Historicamente DEM e MDB estiveram em posições opostas nas eleições de Sinop. Nas duas vezes que Juarez disputou a prefeitura, concorreu contra um vice do DEM (em 2008, Jorge Yanai); e um candidato a prefeito da sigla em 2012 - Dilceu Dal’Bosco, irmão de Dilmar. Antes disso, o domínio do executivo municipal foi do PSDB, com o DEM dentro da base aliada e o MDB na oposição.

As divergências políticas entre o DEM e MDB de Sinop começaram a ser lixadas em 2018, quando Carlos Bezerra (MDB), anuiu a candidatura de Mauro Mendes (DEM), para governador. No cenário local, Juarez disputava para deputado federal e Dilmar para deputado estadual. Fizeram campanhas juntos em vários municípios e foram as únicas duas lideranças de Sinop eleitas no último pleito.

Após o sucesso eleitoral, Juarez e Dilmar mantiveram a parceria, trabalhando conjuntamente – como no caso dos recursos conquistados junto ao Estado para transformar a MT-140 em avenida. “Agora, na eleição de 2020, queremos emplacar essa aliança para prefeitura de Sinop”, declarou Dilmar.

Para o deputado estadual, existe um pedido da sociedade para que Juarez retorne à prefeitura de Sinop. Dilmar acredita que a candidatura do ex-prefeito é praticamente “irreversível”. “O DEM apoia a candidatura de Juarez à prefeitura de Sinop e, nesse momento, estamos preparando o partido para indicar um nome para compor a majoritária, como vice-prefeito”, revelou o deputado.

Dilmar chegou a listar nomes que poderiam ser indicados à vice de Juarez. O apontamento feito mostrou que o DEM de Sinop está preparando um grande ato de filiação para reforçar seus quadros – trazendo de volta antigas lideranças da sigla e recepcionando novas.

Entre os nomes listados por Dilmar estão dois vereadores: Ademir Bortolli e Billy Dal’Bosco.

Bortolli está no seu 3º mandato, atualmente afastado para assumir a função de Secretário de Assistência Social, na prefeitura de Sinop. Bortolli começou sua trajetória política no DEM, mas na última eleição acabou migrando para o MDB.

Já Billy está no seu primeiro mandato, eleito pelo PR. Ele é irmão de Dilmar. Segundo o deputado, tanto Billy como Bortolli irão se filiar ao DEM em março, quando abre a janela para mudança de partido.

A lista de possíveis vices segue com mais dois nomes que ainda não estão filiados ao DEM: Daniel Coutinho e Dilceu Dal’Bosco. Coutinho é diretor de Cultura da gestão Rosana Martinelli, empresário e jornalista. Por um longo tempo fez parte da equipe política ligada a Dilmar e Dilceu. No momento sem partido, Coutinho se filiaria ao DEM também no grande ato de março.

Já o ex-deputado estadual Dilceu Dal’Bosco, no momento sem partido, regressaria para o DEM, com status de possível vice de Juarez. Isso colocaria os dois adversários da eleição de 2012 no mesmo palanque.

A lista fecha com o suplente de vereador e comunicador Célio Garcia, e o ex-vereador, secretário de Trânsito e empresário, Júlio Dias - atual presidente do DEM em Sinop. 

Segundo Dilmar, outros nomes poderão ser apontados ao longo do ano. “Nossa preocupação é indicar um nome que some ao projeto, que seja competente e tenha aceitação da população”, ressaltou.

A primeira vez que Juarez falou abertamente sobre o desejo de retornar ao posto de prefeito de Sinop foi em outubro do ano passado. Clique aqui para lembrar da reportagem.