Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Reconhecimento

Deputado destaca cidades no ranking das ‘Melhores do Brasil’

Levantamento feito pela consultoria Austin Rating avaliou critérios sociais, fiscais e econômicos

Política | 26 de Outubro de 2015 as 16h 51min
Fonte: Assessoria

Cuiabá, Sinop, Primavera do Leste, Sorriso e Rondonópolis são algumas das cidades mato-grossenses que configuram no ranking oficial da “Melhores Cidades do Brasil 2015”, com base em um levantamento feito pela Consultoria Austin Rating, de origem brasileira, em parceria com a revista IstoÉ, da Editora 3. Os dados chamaram a atenção do deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) que usou a tribuna da Casa de Leis para destacar o desempenho dos municípios que se destacaram na pesquisa. “Sei da luta diária que cada município enfrenta para proporcionar melhorias a sua população. E quando ela (a cidade) consegue alcançar isso, ou pelo menos tenta chegar perto disso, deve ser reconhecida e aplaudida de pé. Saber, por exemplo, que nossa querida Sinop, minha terra, está nessa lista e bem colocada não tem preço. Isso é resultado de muito trabalho e dedicação de cada gestor”, observou Silvano Amaral.

O “Ranking das Melhores do Brasil” observou critérios considerados fundamentais para que a pesquisa obtivesse êxito. São eles: indicadores sociais com base na demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação; indicadores fiscais que consideraram a receita total e tributária, despesa total, resultado primário, autonomia fiscal, despesa com pessoal e encargos sociais.

E ainda, indicadores econômicos que avaliaram o Produto Interno Bruto (PIB) municipal, PIB per capita, carga tributária, comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e rendimento médio. Além dos indicadores digitais, que percebem os domicílios com computadores, domicílios com computadores e acesso à internet e domicílios com telefones móveis.

Na classificação “Cidades de Grande Porte” , Cuiabá aparece no 37º lugar e a cidade industrial Várzea Grande na 93ª colocação entre as 133 cidades selecionadas. Dos 475 municípios considerados “Médio Porte”, a lista indica Sinop em 32º lugar, Primavera do Leste em 60º, Sorriso 113º, Rondonópolis em 131º, Tangará da Serra em 211º, 231º Barra do Garças e Cáceres em 261º lugar.

Já a relação das cidades de “Pequeno Porte, em que foram selecionadas 2.444 cidades aparecem no topo da lista pelo menos 65 municípios de Mato Grosso, entre eles Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum e Alta Floresta.

Ainda sobre a colocação de cidades mato-grossenses no ranking de “Melhores Cidades do Brasil” no quesito “Indicadores Fiscais”, Sinop aparece mais uma vez, ocupando o 93º lugar, ficando atrás apenas da Capital, Cuiabá, que configura o 34º na lista. Na sequência, aparecem Lucas do Rio Verde em 139º e Primavera do Leste em 163º, das 200 cidades classificadas.

Nos Indicadores Econômicos, onde 201 cidades foram classificadas, Cuiabá se destaca pela 6ª colocação e na sequencia surgem os municípios de Rondonópolis em 46º lugar, Várzea Grande em 90º e Sinop em 148ª posição. Os Indicadores Digitais apontaram apenas a Capital mato-grossense e, nos Indicadores Sociais em que se considera a demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação nenhuma cidade de Mato Grosso apareceu na lista.

O levantamento elaborado pela empresa Austin tem como base os dados oficiais encaminhados por 5.565 prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional. A Austin passou exatos cinco meses de 2015, coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros com o objetivo de identificar ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso, razão pela qual os indicadores econômicos, sociais, digitais e fiscais foram considerados fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas.