Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Terra definitiva

Deputado faz entrega de títulos das terras para assentados de Sinop

Incra de MT pretende regularizar cerca de 30 mil lotes até dezembro de 2018

Política | 22 de Março de 2017 as 16h 02min
Fonte: Redação com Assessoria

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MT) fará a entrega de títulos de terras da Gleba Mercedes, em Sinop, neste sábado (25), às 9h30, no ginásio de esportes da escola localizada no assentamento. A medida atende à expectativa do governo federal de acelerar a titularização de terras no Brasil. Esse trabalho começou no final do ano passado, por Mato Grosso, sendo Tabaporã, Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte os primeiros municípios a receberem os títulos definitivos de propriedade.

A entrega dos registros foi articulada pelo deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) e pelos deputados federais Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, que acompanham cada processo de perto até a finalização do georreferenciamento. O objetivo, segundo Silvano, é dinamizar a vida do homem do campo dando segurança jurídica e um aumento significativo na renda familiar de cada produtor. “Será um marco na vida de quem vive no campo. A regularização dá segurança e autonomia. Na prática, dá liberdade ao produtor para plantar, obter linhas de crédito junto ao governo federal, além de poder financiar maquinários para auxiliar na produção. Isso é mais que justo e devolve a dignidade para quem só espera por uma oportunidade. Não fazemos mais que nossa obrigação ajudá-los”, ressaltou Silvano.

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, também enfatizou a importação da emissão dos títulos. “São várias famílias que receberão o título definitivo de propriedade da terra na Gleba Mercedes. É ugm sonho antigo da comunidade e fico feliz por estar saindo do papel e dessas famílias terem esse sonho realizado. É uma conquista muito importante para Sinop”, avaliou a chefe do Executivo municipal.

 

Emenda

Silvano enfatiza que a regularização ganhará celeridade a partir da liberação do recurso oriundo de uma emenda de bancada da Câmara Federal, que destina R$ 68 milhões para arcar com as despesas dos títulos, que inclui georreferenciamento e deslocamento de técnicos até as áreas que serão contempladas no estado.

De acordo com o superintendente do Incra-MT, João Bosco Moraes, a meta do governo federal é regularizar pelo menos 6 mil lotes em Mato Grosso até o ano que vem. Otimista, Bosco acredita que com o apoio financeiro do governo federal é possível chegar aos 30 mil lotes regularizados “Hoje o que acontece é que trabalhamos de forma tímida, devido à falta de recursos. Mas, como já é previsto um aporte financeiro, oriundo de emenda da bancada federal, é possível ampliar o serviço e atender um número muito superior a 6 mil lotes”, ressaltou o superintendente do Incra.

O chefe de Serviço de Infraestrutura da Divisão de Desenvolvimento (Ser), Antônio Rosa Rodrigues (conhecido como Toninho Borá), orienta que o assentado que ainda não possui o titulo definitivo compareça à solenidade de entrega neste sábado a fim de que orientação seja dada aos parceleiros.

“Uma equipe do Incra estará na Gleba no dia do evento, com a lista de todos os assentados com lotes pendentes para esclarecer dúvidas e orientá-los sobre os documentos que devem ser anexados ao processo e também os procedimentos que devem ser adotados a fim de que sejam contemplados na próxima remessa. Tudo indica que será ainda este ano”, destacou.

Dados do governo federal apontam que mais de 1 milhão de famílias vivem em 9.332 assentamentos espalhados pelo Brasil, sendo que 85% ainda não têm título da terra. Com isso, esses trabalhadores rurais ficam impossibilitados de acessar políticas públicas do setor, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o serviço de Assistência Tecnica e Extensão Rural (Ater).

 

Medida Provisória

No dia 23 de dezembro do ano passado, o presidente da República, Michel Temer, publicou a Medida Provisória 759/2016 com normas mais modernas para regularização fundiária urbana e rural. A medida simplifica e agiliza o processo, aumenta a segurança jurídica e combate as irregularidades.

O novo modelo nada mais é que o aperfeiçoamento dos instrumentos adotados pelo Incra para obtenção e destinação de terras, cadastro e seleção de candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária  (PNRA), critérios de permanência dos beneficiários e, o mais importante, que é a simplificação dos títulos de lotes em assentamentos e de posses em áreas rurais e urbanas da União em todo o país.